SOMOS TODOS PELA EDUCAÇÃO

Organização da sociedade civil,  independente e suprapartidária: somos Todos Pela Educação. Fundada em 2006, nossa organização é 100% mantida  por doações de pessoas físicas e iniciativa privada, ou seja, não recebe recursos públicos.  Nosso propósito é melhorar a qualidade e a equidade da Educação Básica no País. Para isso, contribuímos para o avanço de políticas públicas educacionais que garantam a todas as crianças e todos os jovens acesso à Educação de qualidade. Esse objetivo foi traduzido em cinco grandes metas para o País.

5 METAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
  2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
  3. Todo aluno com aprendizado adequado a seu ano.
  4. Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído.
  5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

 

Desde 2018, concentramos esforços para fazer avançar a iniciativa Educação Já!, uma agenda de soluções efetivas, ancoradas nas evidências e experiências de sucesso no Brasil e no mundo, que busca responder aos desafios que precisam ser enfrentados na área educacional, impactando mais de 48 milhões de estudantes.

 

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Para nós, Educação de qualidade é a que visa o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho, como exige nossa Constituição; a promoção do respeito à diversidade e à pluralidade de ideias, do saber científico e acumulado pela humanidade, e das competências e habilidades para a complexa vida no século 21. Educação só é de qualidade se for para todos – com políticas que garantam igualdade de oportunidades desde os primeiros anos de vida.

COMO ATUAMOS

Nosso foco é contribuir para o avanço das políticas públicas educacionais. Para isso, produzimos conhecimento com o objetivo de apoiar a tomada de decisão das diferentes esferas do poder público. Articulamos junto aos principais atores para efetivar as medidas que podem impactar os rumos da Educação. Monitoramos crítica e continuamente os indicadores e as políticas educacionais e promovemos a mobilização de atores-chave do cenário nacional de modo a ampliar o senso de urgência para a necessidade de mudanças.

SOMOS UMA DAS 100 MELHORES ONGS DO BRASIL

Em 2019, o Todos foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs para se doar. A iniciativa do Instituto Doar com a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, tem o objetivo de reconhecer as Organizações Não Governamentais que mais se destacam pela transparência e gestão em suas atuações. 

GLOBAL GIVING VETTED AND STAFF FAVORITE

A GlobalGiving é uma organização com sede nos Estados Unidos que seleciona e apoia organizações sem fins lucrativos, conectando-as a doadores e empresas.

Em 2019 fomos selecionados como GlobalGiving Staff Favorite (Favorito da equipe), e em 2019 e 2020 conquistamos os selos GlobalGiving Vetted (verificado) – reconhecimentos que destacam a seriedade de nosso trabalho.

 CONTEXTO: POR QUE O BRASIL PRECISA DO TODOS?

Apesar dos diversos avanços econômicos e sociais das últimas décadas, dados recentes mostram que:

  • Em 2019, mais de 60% dos estudantes da 3° série do Ensino Médio não apresentam nível de proficiência suficiente em leitura, e 90 em cada 100, em matemática;
  • Em 2019, 97,3% de crianças e jovens de 4 a 17 anos estavam na escola;
  • 75,6% dos alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental não aprenderam o que deveriam em Matemática, em 2019;
  • 17,6% dos jovens de 16 anos ainda não tinham concluído o Ensino Fundamental, em 2020;
  • 30,6% dos jovens de 19 anos ainda não tinham concluído o Ensino Médio, em 2020;
  • 76,2% dos jovens de 18 a 24 anos estavam fora do Ensino Superior, em 2020.

A Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e o Plano Nacional de Educação (2014) determinam o direito à Educação para as  crianças e jovens do Brasil.

O País avançou significativamente no sentido de assegurar o direito à Educação,  conseguindo avançar no acesso à escola (em 2019, 97,3% das crianças e jovens de 4 a 17 anos estavam matriculados na Educação Básica, segundo PNADc IBGE).

Entretanto, a qualidade da oferta e a garantia do aprendizado continuam sendo os maiores desafios da Educação Básica. Diante dos impactos brutais da pandemia em nosso País, as disparidades educacionais se aprofundarão.

Por isso, é fundamental agir para garantir melhores condições e acesso à alfabetização, qualidade do aprendizado e sucesso escolar, e pela ampliação e boa gestão dos recursos públicos investidos na Educação.

O ano de 2021 do Todos Pela Educação começou com a necessidade de sensibilizar o poder público sobre a urgência de reverter o quadro de prejuízos causados pela pandemia a milhões de estudantes brasileiros e focar nas demandas emergenciais da Educação. Em janeiro, disponibilizamos aos 5.568 municípios do País dois documentos técnicos baseados na iniciativa Educação Já Municípios, com recomendações para a volta às aulas e diretrizes para políticas estruturantes nas gestões municipais 2021-2024. Também divulgamos o 2º Relatório Anual de Acompanhamento do Educação Já!, balanço sobre os avanços, desafios e retrocessos na implementação de políticas educacionais de impacto nacional, e apresentamos o Relatório Bimestral da Execução Orçamentária do MEC, com a conclusão de que  a Educação Básica fechou 2020  com  o pior resultado da década.

Confira alguns dados  que mostram nosso impacto, considerando os quatro pilares de atuação do Todos: produção de conhecimento, monitoramento público, Educação na pauta da sociedade e mobilização de atores-chave:

Produção de conhecimento

2 estudos

produzidos, entre eles, o 2º Relatório Anual Educação Já

Monitoramento Público

6 análises e notas

de alerta sobre a Educação Básica elaboradas

Educação na pauta da sociedade

 4,5 milhões

 de pessoas alcançadas por nossas redes sociais;  1.037 menções na imprensa; mais de 1 milhão de visualizações em nosso site 

Mobilização de atores-chave

5.568 Prefeitos e Prefeitas

 e mais de 10 organizações e grupos municipalistas impactados pelos nosso materiais

Em fevereiro, publicamos dois estudos que compõem um balanço sobre a Educação Básica brasileira em 2020. Ancorada no 2º Relatório Anual de Acompanhamento do Educação Já!, a análise apontou que o País encerrou 2020 com grandes prejuízos à implementação de políticas públicas centrais para a melhoria da Educação Básica que estavam em curso antes da pandemia. Esse diagnóstico é confirmado pelo 6º Relatório Bimestral da Execução Orçamentária do MEC, divulgado simultaneamente: a Educação Básica fechou o ano com R$ 42,8 bilhões de dotação, 10,2% menor em comparação com 2019, e efetivamente pagou R$ 32,5 bilhões – o pior resultado da década. O MEC transferiu e executou mais recursos na Educação Básica em 2010 e em todos os anos subsequentes do que em 2020.

Confira alguns números de impacto

 

+ de 150 pessoas

dentre elas os mais renomados especialistas em Educação do Brasil e grandes executivos impactados com o relatório impresso

7.902 acessos

ao relatório em nosso site.

30 mil pessoas

visualizaram o vídeo de lançamento do Relatório, postado em nossas mídias sociais.

130 matérias jornalísticas

citando o nosso Relatório. Destaque para a reportagem veiculada no Jornal Nacional. Assista!

Ambos os relatórios estão diretamente ligados ao objetivo estratégico do Todos Pela Educação de fazer avançar o Educação Já!, especificamente no eixo de Monitoramento Público (2.6 e 2.8). 

Em produção: confira o que está em andamento

✓ Agenda legislativa: documento que apresenta projetos legislativos considerados pelo Todos como prioritários para o Congresso Nacional, em 2021, com vistas a melhoria da Educação Básica brasileira

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Educação em pauta
Fortalecimento institucional

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Os desafios para a gestão educacional nos próximos anos, que já eram grandes, se aprofundaram diante do impacto causado pela grave crise da pandemia de Covid-19.  Diante disso, o Todos Pela Educação promoveu durante o 1° trimestre de 2021 – que marca os 100 primeiros dias de início das novas gestões municipais – uma intensa campanha para apoiar e mobilizar prefeitos e prefeitas que acabaram de assumir seus mandatos. Cada prefeitura dos 5.568 municípios recebeu dois documentos técnicos produzidos pela nossa equipe no âmbito da iniciativa Educação Já Municípios – que trazem tanto recomendações para a volta às aulas em 2021 como diretrizes para políticas estruturantes na gestão 2021-2024. Acesse a página exclusiva da mobilização.

Além disso, promovemos quatro encontros entre governadores e prefeitos (Maranhão, Minas Gerais, Goiás e Paraná) e elaboramos um termo de cooperação já assinado por diversas Fundações Partidárias. 

Confira alguns números de impacto

 

27.543 pessoas assistindo

a websérie Educação Já Municípios

4 eventos

entre governadores e prefeitos

4 Fundações Partidárias

assinaram acordo de cooperação com o Todos

1.805.415 de alcance

nas mídias sociais

Esta ação está diretamente ligada ao objetivo estratégico do Todos Pela Educação de fazer avançar o Educação Já!, especificamente nos eixos de produção técnica focada nos Municípios e sua disseminação 2.1 e 2.2
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Educação em pauta
Fortalecimento institucional

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Neste trimestre publicamos seis análises e notas de alerta sobre a Educação Básica.
Em janeiro, apontamos as falhas no planejamento do MEC para a realização do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que reúne milhares de estudantes em salas de aulas pelo país – o que demandava uma operação muito mais complexa e cuidadosa diante do aumento dos casos de Covid-19 que vinha se pronunciando. Alertamos também a gestores públicos, lideranças escolares e autoridades para que assumam a responsabilidade para reabertura segura de escolas. A volta às aulas presenciais é uma urgência, porém não pode significar um vale-tudo ou afrouxamento de medidas de prevenção, sob pena de se tornar um atentado à vida e à saúde dos alunos e profissionais da Educação.

Atuamos pelo recuo da proposta de PEC Emergencial ainda no Senado, que revogaria trechos da Constituição Federal e extinguiria a subvinculação dos recursos à manutenção e desenvolvimento de Ensino para União. Essas iniciativas resultariam em perda de recursos para a Educação, sobretudo para os municípios mais pobres. Ainda no que tange aos recursos para a área, acenamos para uma necessária ponderação sobre o orçamento do MEC aprovado no Congresso.

Demonstramos, ainda, nossa preocupação com a realização das avaliações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que não deve ser tratada como algo natural e óbvio neste atípico ano. Encerramos o trimestre com uma análise publicada no dia 1° de abril, sobre um novo programa lançado em 31 de março pelo MEC.

Confira nossas análises

Esta ação está diretamente ligada ao objetivo estratégico do Todos Pela Educação de fazer avançar o Educação Já!, especificamente no eixo de monitoramento público (2.8)

Em produção: confira o que está em andamento

✓ Relatório Pisa Brasil / OCDE: o Todos Pela Educação é o parceiro técnico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na elaboração do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

✓ Todos de Olho – Meta 3 do Todos Pela Educação: o cenário dos indicadores de aprendizagem pelo País.

✓ Anuário Brasileiro da Educação: elaborado em parceria com a Editora Moderna, é o panorama mais completo da Educação Básica, com dados e análises inéditas.

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Monitoramento público
Fortalecimento institucional

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Em dezembro, com uma série de reportagens produzida pela CNN Brasil, colocamos na rua a iniciativa Educação Que Dá Certo, para reconhecer e inspirar gestores, mapear, analisar e compartilhar boas políticas educacionais de diferentes redes de ensino do País. Ao longo deste trimestre, trabalhamos para disseminar e amplificar o alcance dessa série, e iniciamos uma nova fase de produção de conteúdo para essa iniciativa.

Lançada em março, a série de podcasts Lições que Ficam retrata histórias de redes públicas de ensino que têm implementado iniciativas como busca ativa (combate à evasão escolar), infraestrutura para aliar ensino presencial ao remoto e avaliação diagnóstica para mapear os impactos do período na aprendizagem.

Confira alguns números de impacto

 

7 Redes Estaduais

de Ensino mapeadas

59 pessoas ouvidas

entre professores, alunos, gestores e técnicos, para qualificar as iniciativas e ilustrar materiais

11 grandes matérias jornalísticas

em imprensa nacional ou regional sobre o projeto.

Destaque para a reportagem da CBN, acesse!

692 mil pessoas

já foram alcançadas pelos materiais do projeto

Esta ação está diretamente ligada ao objetivo estratégico do Todos Pela Educação de fazer avançar o Educação Já!, especificamente no que tange a iniciativa Educação Que Dá Certo (2.3).

Em produção: confira o que está em andamento

✓ Nova estratégia de comunicação digital e plataforma EQDC: potencializando canais para gerar mais impacto.

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Educação em pauta
Fortalecimento institucional

Neste ano, passamos a contar com o apoio de três novos mantenedores: Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Maria Emília e Instituto Orizon. 

Nosso agradecimento e alegria por tê-los conosco nessa jornada por uma Educação Básica pública de qualidade, e pela contribuição decisiva de mantenedores e apoiadores engajados nessa causa. Sim, eles também acreditam na importância de impulsionar o Brasil pela Educação!

Veja quem está com a gente pela Educação no Brasil.

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Próximos relatórios:

– Julho 2021
– Outubro 2021
– Janeiro 2022

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Educação em pauta