2º Trimestre

de Abril a Junho de 2022

Educação Já: uma jornada pelo Brasil em nome da Educação Básica pública de qualidade

O segundo trimestre do Todos Pela Educação foi marcado pela renovação de um compromisso político pela Educação (Já). Uma jornada que ganhou força no início de abril, com o Encontro Anual Educação Já 2022, reunindo uma frente ampla de lideranças políticas, especialistas,  gestores públicos, educadores e organizações da sociedade civil em nome da recuperação do Ensino Público brasileiro diante do grave contexto atual.

A jornada seguiu Brasil afora, com as Caravanas Educação Já. Desembarcou primeiramente em Vitória, no Espírito Santo, e já passou por outros 9 estados: Piauí, Rio de Janeiro, Goiás, Alagoas, Paraná, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Até agosto, serão 14 visitas com intensa programação de conversas com pré-candidatos, comunidade escolar, especialistas, gestores e formadores de opinião.

É a vocalização e o impulsionamento de um compromisso: a prioridade da Educação nas eleições e nas próximas gestões.

Confira a seguir o que fizemos no trimestre.

O Todos Pela Educação atua para mudar para melhor a qualidade da Educação Básica no Brasil. Com esse objetivo em mente, produz conhecimento, compila e analisa dados e informações, publica diagnósticos e, com base em evidências técnicas e científicas, formula propostas de políticas públicas educacionais.

| ANÁLISE SOBRE O PROJETO QUE ALTERA ICMS 

Nota técnica publicada em 30 de maio expressou preocupação com a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Complementar no 18/2022, que altera a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis e energia elétrica em todos os estados brasileiros. A mudança, se consumada do jeito que foi apresentada, reduziria significativamente o investimento em Educação, justamente no momento mais desafiador para a recuperação dos direitos de aprendizagem das crianças. Com muito debate e articulação política do Todos Pela Educação, foi aprovada uma emenda que diminui os danos na Educação, fazendo a recomposição dos recursos do Fundeb e reduzindo a queda de recursos na área em virtude dos efeitos da proposta. Contudo, o presidente da República vetou esse mecanismo, fazendo a Educação brasileira perder bilhões de reais.

EM NÚMEROS:

204 reportagens citando a nota técnica o “Avanços do Novo Fundeb correm risco com projeto que altera ICMS”

| EDUCAÇÃO QUE DÁ CERTO

Lançamos em junho a segunda temporada da série audiovisual do Educação Que Dá Certo, iniciativa que mapeia, analisa e compartilha políticas educacionais adotadas por diferentes redes de ensino no país com base em evidências e foco na melhoria do Ensino Básico. Fomos atrás de três estados com experiências bem-sucedidas e inspiradoras para serem replicadas: Ceará, Espírito Santo e Pernambuco. Além da série, publicamos estudos completos sobre as redes, realizados a partir da análise de dados, pesquisa e entrevistas com quem faz parte dessa história.

A nota técnica “Avanços do Novo Fundeb correm risco com projeto que altera ICMS” está diretamente ligada ao objetivo organizacional do Todos dar sequência a projetos já consolidados e a frentes de alto impacto iniciadas em 2021 e com relação direta ao avanço do Educação Já. O Educação Que Dá Certo faz parte do objetivo de implementar o “Educação Já 2022” em todas as suas vertentes – técnica, política e de mobilização.

Uma das missões do Todos é mobilizar e articular com o poder público e atores-chave para fazer as nossas propostas e análises chegarem aos tomadores de decisão e, ao mesmo tempo, dar senso de urgência e importância à pauta da Educação Básica brasileira.

| ENCONTRO ANUAL E PRÊMIO EDUCAÇÃO JÁ

Encontro Anual Educação Já | 26/04/2022

Lideranças, educadores, especialistas – todos reunidos num encontro inédito para debater os atuais desafios e os caminhos para avançarmos na Educação Básica brasileira no Encontro Anual Educação Já 2022: renovando o compromisso. O espírito de urgência e a necessidade política de repactuar o engajamento com a Educação e as gerações futuras, especialmente num ano eleitoral, além da análise crítica do período da pandemia, foram temas que permearam o encontro, que também homenageou e reconheceu, com o 1º Prêmio Todos Pela Educação, o trabalho de pessoas que contribuíram para a Educação Básica. Conheça aqui os premiados.

Encontro Anual Educação Já 2022 foi destaque na imprensa brasileira. Acesse a notícia publicada pela Veja.

EM NÚMEROS:

354 pessoas presentes no Encontro Anual
6 pré-candidatos à Presidência da República gravaram vídeos com suas propostas para a Educação. Veja aqui
183 menções na imprensa citando o Encontro
12 milhões de pessoas alcançadas pelas nossas mídias sociais

| CARAVANAS EDUCAÇÃO JÁ

Desde abril estamos percorrendo o Brasil para mobilizá-lo na defesa da causa da Educação Básica Pública. As Caravanas Educação Já são uma jornada especialmente importante neste momento tão decisivo para o país, num processo de escuta, diálogo e mobilização de pré-candidatos, lideranças locais de diversos setores, comunidade escolar e formadores de opinião. Até o final de agosto, viajaremos para estes estados: Pernambuco, Ceará , Maranhão, Pará e Rio Grande do Sul.

Objetivos:

  1. Dar (maior) conhecimento aos principais candidatos do estados sobre o documento técnico do Educação Já, de modo a torná-lo referência para construção do programa de governo e, principalmente, para a eventual gestão;
  2. Sensibilizar o debate público local para a agenda da Educação Básica, criando as bases para que a mobilização se sustente até as eleições.

EM NÚMEROS:

9 estados visitados
60 gestores, pré-candidatos e influenciadores políticos com os quais conversamos e receberam o documento Educação Já nessas visitas
90 alunos e 90 professores impactados através dos encontros Vozes na Escola, realizados em colégios públicos de cada um dos estados

Fotos tiradas durante as Caravanas Educação Já com pré-candidatos, gestores e políticos.

O Encontro Anual Educação Já e as Caravanas estão diretamente ligados ao objetivo organizacional do Todos de implementar o Educação Já 2022 em todas as suas vertentes – técnica, política e de mobilização.

No Todos, também temos como vertente principal de trabalho de monitoramento de resultados da Educação e de processos de implementação das políticas educacionais.

| O QUE PENSAM DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Pesquisa encomendada ao Datafolha, em parceria do Todos Pela Educação com o Itaú Social, ouviu diretores das escolas públicas brasileiras do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio. Os dados mostraram, por exemplo, que segundo a grande maioria dos profissionais da categoria o modelo predominante de seleção de diretores não é o ideal. Embora mais da metade dos diretores de escolas públicas sejam designados por indicação da secretaria de Educação, apenas 5% deles acreditam que esta é a melhor maneira de escolha. Para 93% dos entrevistados, os processos de seleção para a gestão escolar devem avaliar as competências técnicas dos candidatos.

Acesse a pesquisa completa aqui.

| EDUCAÇÃO DOMICILIAR EM DEBATE

O Todos se posicionou publicamente mais uma vez sobre o homeschooling. O Ensino Domiciliar é colocado como uma das pautas prioritárias do atual governo. Foram dois posicionamentos relevantes, dedicados a analisar o tema e provocar um debate sobre os riscos impostos a crianças e jovens.

EM NÚMEROS:

258 reportagens citando o nosso posicionamento
A pesquisa de opinião com diretores escolares está diretamente ligada ao objetivo organizacional do Todos de implementar o “Educação Já 2022” em todas as suas vertentes – técnica/política e de mobilização.

Para priorizar e pautar o debate a respeito da Educação Básica de qualidade no Brasil, atuamos para qualificar as discussões sobre o tema e ocupar espaços no debate público nacional e regional.

| CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO EDUCAÇÃO JÁ

A mobilização inaugurada no Encontro Anual Educação Já 2022 marcou o convite para que toda a sociedade brasileira firme um compromisso com a qualidade do Ensino Básico Público brasileiro. Uma mobilização que já está nas redes sociais, na mídia, nos encontros e debates promovidos pelo Todos, envolvendo especialistas, lideranças políticas, pré-candidatos, empresários, professores, alunos e representantes da sociedade civil. Saiba mais. E no site oficial da campanha, educacaoja.org.br, você encontra materiais para ser parte dessa grande mobilização que está apenas começando! Nos próximos meses, teremos ainda mais ações para impactar o Brasil por Educação Já!

Veja abaixo algumas peças da campanha:

DESTAQUES NA MÍDIA

| EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROGRAMA DE MIRIAM LEITÃO

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, esteve no programa GloboNews Miriam Leitão para debater sobre prioridades na Educação para os próximos governos. Junto com ela, João Carlos Salles, reitor da UFBA. Assista

| ICMS e Educação

A nota técnica do Todos sobre o projeto que permite a alteração do ICMS foi destaque em diversos veículos, entre jornais, sites e TVs, incluindo um editorial do Estadão. Veja os destaques

| ALFABETIZAÇÃO AGRAVADA PELA PANDEMIA

O Jornal Nacional conversou com Priscila Cruz sobre o analfabetismo no Brasil, a partir de dados analisados pelo Todos. Priscila também cobrou atenção do MEC na coordenação de estados e municípios. Assista

| ENEM 2022

Também no JN, o diretor-executivo Olavo Nogueira Filho falou sobre a ameaça dos efeitos da pandemia no Enem, cujas provas ocorrerão nos dias 13 e 20 de novembro. Assista

| ENCONTRO ANUAL É DESTAQUE

A imprensa brasileira repercutiu em peso o compromisso renovado no Encontro Anual Educação Já 2022, que vocalizou a urgência em priorizar a Educação Básica nas eleições e nas próximas gestões. Veja os destaques

| PESQUISA DE OPINIÃO DIRETORES

Ouvindo diretores escolares para mostrar o que pensam sobre a satisfação com o trabalho, sua formação e desenvolvimento profissional e a relação com a secretaria de Educação, a pesquisa encomendada ao Datafolha também foi destaque na mídia. Veja algumas das citações

| ENSINO DOMICILIAR NA IMPRENSA

Porta-vozes do Todos, como Priscila Cruz e Olavo Nogueira, ajudaram os principais veículos de imprensa do país a analisar os riscos do homeschooling, a partir da nota que classificou a sua aprovação como inaceitável e equivocada. Confira as matérias

PROMOVENDO DEBATES

| BOAS EXPERIÊNCIAS NO MAMILOS PODCAST

Priscila Cruz esteve num dos principais podcasts do país, o Mamilos, para debater com as jornalistas Cris Bartis e Ju Wallauer os desafios da Educação Básica pública e as boas experiências constatadas em diferentes redes de ensino. Leia e ouça aqui

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

| DESAFIOS NO CURTO PRAZO

“Um olhar para o futuro”, fórum promovido pela Rádio Bandeirantes com diversos especialistas para discutir as perspectivas do Brasil no curto prazo, contou com a participação de Olavo Nogueira Filho. “O governo federal deixou estados e municípios à sua própria sorte”, disse ele. Assista

| PRIORIDADES NA AGENDA DA EDUCAÇÃO

Olavo Nogueira Filho também participou do debate Classes Abertas, organizado pelo Canal Futura, destacando a importância das Caravanas Educação Já. “Não há política pública consistente no dia a dia escolar se estudantes e professores não forem envolvidos no processo. Precisamos ouvir de fato quem está no chão de escola”, afirmou. Assista

| QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SÓ É POSSÍVEL COM EQUIDADE

Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos, participou da live “Inclusão e equidade: caminhos possíveis”, organizada pela Editora Moderna. O objetivo foi debater a desigualdade educacional brasileira e os caminhos possíveis para a democratização do acesso e da qualidade. “Temos que cobrar o olhar para a equidade dos candidatos e candidatas dessas eleições”, ponderou. Assista

EM NÚMEROS:

1470* menções na imprensa durante o trimestre

*Dados até 21/06

Ações de fortalecimento institucional são fundamentais para que possamos continuar cumprindo nossa missão. Confira aqui nossas últimas iniciativas.

| FAZEMOS PARTE DA INICIATIVA ‘PARA QUEM DOAR’, DO GRUPO GLOBO

O ‘Para Quem Doar é uma iniciativa do Grupo Globo que nasceu na pandemia e agora foi ampliada para outras causas. Realizada em parceria com a plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, o projeto mapeia e divulga iniciativas de impacto, sugerindo organizações sem fins lucrativos que têm um trabalho exemplar dentro dos seus temas de atuação. O Todos é uma delas. Veja

A participação nessa iniciativa está diretamente ligada ao objetivo organizacional de consolidar os esforços de fortalecimento institucional e de gestão interna.

O segundo trimestre de 2022 já acabou. Estamos no começo do trimestre que marcará formalmente o início da campanha eleitoral e o desafio se agiganta: assegurar o compromisso de candidatos, lideranças políticas, cívicas e empresariais, e eleitores, cidadãos e cidadãs para garantir uma Educação Básica com qualidade e equidade para todas as crianças e jovens do Brasil.

Em nome de todas as pessoas que fazem o Todos Pela Educação, colaboradores, parceiros, especialistas e organizações aliadas nessa causa, o nosso agradecimento especial a você!

O Todos Pela Educação é uma organização sem fins lucrativos, não governamental e sem ligação com partidos políticos, somos financiados por recursos privados, não recebendo nenhum tipo de verba pública. Saiba mais aqui.

O QUE VEM POR AÍ:

PESQUISA DE OPINIÃO COM JOVENS

70%
Visando construir um Educação Já 2022 plural e que reflita as percepções e demandas de um grande número de atores da Educação Básica, o Todos Pela Educação vem promovendo um amplo processo de escuta sobre educação e políticas educacionais. Esse processo inclui uma pesquisa de opinião representativa com estudantes brasileiros e, de maneira inédita, trará recortes estaduais.

CARAVANAS EDUCAÇÃO JÁ

95%
A nossa jornada pelo Brasil em processo de escuta, diálogo e mobilização de pré-candidatos, lideranças locais de diversos setores, comunidade escolar e formadores de opinião chegará nestes estados até agosto: Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará e Rio Grande do Sul.

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA IMPRENSA

50%
Com o objetivo de qualificar tecnicamente o debate educacional, publicaremos uma leva de artigos assinados pelos porta-vozes do Todos Pela Educação nos principais veículos do Brasil ao longo do próximo trimestre.

ARTICULAÇÃO COM PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

85%
Estamos na reta final dos diálogos e interações com os pré-candidatos à presidência do Brasil.

PANORAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

95%
O conjunto de documentos reúne as principais informações educacionais dos Estados e do Distrito Federal. Esse monitoramento pode apoiar gestores públicos (e demais atores) que queiram construir debates públicos de qualidade sobre a Educação Básica de sua localidade e se engajar na melhoria dos resultados educacionais.

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO MEC

65%
O relatório, elaborado desde 2020, tem o objetivo de compreender os fatores que impactaram a disponibilidade de recursos e a execução orçamentária do Ministério da Educação (MEC), com o foco na Educação Básica.

PRÓXIMOS RELATÓRIOS:

– Outubro/2022
– Janeiro/2023
– Abril/2023