PELA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO PAÍS

O Todos Pela Educação fez aniversário em setembro. São 15 anos de políticas públicas educacionais estudadas, propostas defendidas, articuladas e monitoradas. Sempre pautadas pela defesa intransigente dos alunos e da escola pública. Juntos, somamos conquistas em prol da Educação Básica brasileira, mas ainda temos muito para caminhar: seguiremos firmes, com você, até que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino de qualidade, plural e decisivo para as suas vidas.

O terceiro trimestre de 2021 foi fundamental para construirmos o nosso futuro.

Confira a seguir o que fizemos nesse período.

As propostas de políticas públicas que sugerimos e formulamos no Todos partem de evidências, de dados compilados, analisados e utilizados para o desenvolvimento de diagnósticos. Toda a nossa produção tem como objetivos qualificar o debate e apoiar a tomada de decisão das diferentes esferas do poder público.

EDUCAÇÃO JÁ 2022: UMA PROPOSTA DE AGENDA ESTRATÉGICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Uma Educação Básica de qualidade para todos os alunos brasileiros é possível. Acreditando nisso, produzimos, com apoio de especialistas e organizações do terceiro setor, o Educação Já 2022: uma proposta de agenda estratégica para a Educação Básica brasileira. O documento, lançado como “versão para debate”, traz recomendações de ações que precisarão ser implementadas pelo poder público de forma emergencial, para mitigar os efeitos da pandemia na Educação Básica, e propostas de medidas estruturais, articuladas de forma sistêmica, para elevar a qualidade da Educação Básica e reduzir as desigualdades dos sistemas educacionais do País. Confira a publicação na íntegra aqui.

EM NÚMEROS:

932.855 seguidores nas redes sociais
Mais de 760 mil visualizações no site
2,5 milhões de usuários alcançados no Facebook
O documento está diretamente ligado ao objetivo estratégico do Todos de fazer avançar o Educação Já!, com foco no eixo de produção técnica (2.3).

Nos últimos meses, presenciamos a reabertura gradual das escolas em diversos estados do País. Por isso, em paralelo ao advocacy pela retomada segura das atividades presenciais, seguimos com articulações e iniciativas que podem impactar os rumos da Educação nos curto e médio prazos. Veja abaixo as principais ações nesse âmbito durante o trimestre:

| FORMAÇÃO DE GESTORES MUNICIPAIS

Alcançamos 1.391 dos municípios brasileiros: mais de 4 mil gestores municipais garantiram, através de inscrições gratuitas, sua participação no Programa Compromisso com a Educação, liderado pelo Todos com objetivo de incentivar os municípios a priorizarem uma agenda de mudanças estruturais na Educação.

A iniciativa conta com a assinatura de carta compromisso para marcar o comprometimento da gestão municipal com a Educação, o Curso Educação Já Municípios, uma formação online de 30 horas destinada a gestores públicos e o Selo Compromisso com a Educação, dado aos municípios que participaram das etapas anteriores. Diversas parcerias para ampliar e qualificar o debate sobre políticas educacionais e levar o Programa Compromisso com a Educação a um grande número de cidades brasileiras foram realizadas. Saiba mais.

| EDUCAÇÃO QUE DÁ CERTO

Inúmeras redes de ensino no País têm alcançado resultados educacionais expressivos a nível de sistema. Para além de mostrar que é possível, são esforços que iluminam caminhos. Mapear, analisar e disseminar o que está por trás desses bons exemplos de políticas educacionais é a missão da iniciativa Educação Que Dá Certo, do Todos.

A partir de entrevistas com múltiplos atores envolvidos em cada uma das experiências e da análise robusta dos dados e indicadores, desenvolvemos documentos técnicos e didáticos para subsidiar a tomada de decisão de gestores públicos e equipes das Secretarias de todo o Brasil. Os materiais trazem insumos valiosos para inspirar gestores públicos, pois sistematizam soluções para desafios comuns a diferentes redes públicas de ensino, como formação docente, suporte pedagógico às escolas, uso pedagógico de avaliações e muito mais. No terceiro trimestre, sistematizamos casos municipais: Teresina (PI), Coruripe (AL), Londrina (PR) e São Paulo (SP). Conheça todos eles em nossa plataforma lançada já no último trimestre de 2021.

| SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O Todos participou de sessão no Senado Federal dedicada ao debate sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE). Entre as propostas de regulamentação que tramitam no Congresso Nacional, está o PLP 235/2019, objeto de discussão do evento. Debatido há quase cem anos, o SNE faz-se ainda mais necessário neste momento em que precisamos recuperar os danos causados à Educação pela pandemia.

EM NÚMEROS:

25% dos municípios brasileiros estão representados no Curso Educação Já Municípios
As inscrições do “Curso Educação Já Municípios” estão diretamente ligadas ao objetivo estratégico do Todos no trecho 2.1: ter as ações e os conteúdos formativos do Educação Já Municípios alcançando municípios e influenciando sua tomada de decisão.

Gestores e tomadores de decisão precisam ter acesso a informações e análises precisas. Por isso, divulgamos diversos documentos e nos posicionamos a respeito de temas e eventos-chave do setor durante os últimos meses.

| ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO

Realizado pelo Todos, em parceria com a Editora Moderna, o Anuário Brasileiro da Educação Básica chegou a sua décima edição em agosto como uma das principais referências quando o assunto é monitoramento da Educação. A publicação acompanha todas as etapas, modalidades e especificidades da Educação Brasileira: da Educação Infantil à Pós-graduação. E consolidou-se como tradicional ferramenta de consulta para jornalistas, pesquisadores, gestores públicos e todos os que desejam compreender melhor o cenário do ensino no Brasil. Tenha acesso ao Anuário 2021 aqui.

| RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA MEC

O relatório tem o objetivo de compreender os fatores que impactaram a disponibilidade de recursos e a execução orçamentária do Ministério da Educação (MEC), com o foco na Educação Básica. Sua base são as publicações bimestrais do Ministério da Economia. Nesta edição, publicada em agosto, apresentamos a análise da execução orçamentária da pasta para os dois primeiros bimestres de 2021, abordando os principais efeitos do atraso da LOA 2021 para a Educação Básica. Veja o relatório aqui.

| RELATÓRIO DE APRENDIZAGEM

Antes da pandemia, o Brasil apresentou uma importante evolução na porcentagem de estudantes com aprendizagem adequada, principalmente no Ensino Fundamental. No entanto, os níveis ainda permanecem muito aquém do necessário para garantirmos o direito à Educação para todos, principalmente quando observamos que os avanços, em geral, não são acompanhados por uma redução na desigualdade educacional. Essas são algumas das principais mensagens do Relatório “Aprendizagem na Educação Básica: detalhamentos do contexto pré-pandemia”. O documento apresenta um balanço da aprendizagem até 2019 e identifica importantes avanços, desafios e retrocessos nos resultados educacionais, ajudando a compreender sob qual contexto a pandemia da Covid-19 impactou a vida de milhões de estudantes. Acesse o relatório.

| AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE PROJETOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS SOBRE RACISMO, MACHISMO E HOMOFOBIA

O Todos produziu e divulgou uma nota técnica para avaliar a presença de projetos nas escolas públicas brasileiras sobre racismo, machismo e homofobia, de 2011 a 2019. Os dados são provenientes do questionário do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) respondido pelos(as) diretores(as) escolares. A análise mostra que, em 2019, houve redução no percentual de escolas que declararam ter projetos sobre estas temáticas. Leia.

EM NÚMEROS:

Mais de 9.500 acessos ao conteúdo do Anuário
111 menções na imprensa sobre o Anuário
O alcance do Anuário foi de 8,5 milhões nas redes e matérias online
O Anuário 2021 está diretamente ligado ao objetivo estratégico do Todos no trecho (iii) do monitoramento público.

Confira alguns dos nossos resultados mais importantes de impacto na imprensa. Ocupar espaços na esfera pública de modo a priorizar e pautar o debate a respeito da importância e da urgência da Educação Básica de qualidade no Brasil é uma de nossas prioridades.

PARTICIPAÇÃO NA IMPRENSA

| PRISCILA CRUZ NO JORNAL NACIONAL – RETOMADA DAS AULAS

O longo período de escolas fechadas resulta em prejuízos que vão além da aprendizagem, algo que crianças e jovens podem carregar durante toda a vida a depender da nossa resposta daqui em diante. Priscila Cruz (Todos) falou sobre isso no Jornal Nacional.

| ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO

A divulgação do Anuário Brasileiro da Educação teve grande repercussão na imprensa, com matérias publicadas nos principais veículos do país e também no Jornal Nacional.

| EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Exclusiva com o O Globo para divulgação do Reomec – Recursos reservados do MEC para Educação Básica caíram 39,1% nos primeiros meses do ano, diz relatório

| CASES EDUCAÇÃO QUE DÁ CERTO – RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E PERNAMBUCO

O Todos está mapeando casos que mostram que Educação pública de qualidade é possível no Brasil. Uma escola carioca conseguiu garantir a total ausência da evasão escolar, mesmo durante a pandemia, e a iniciativa foi destaque na Globonews.

O Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou dois casos, em São Paulo e Pernambuco, sendo exemplos no combate à evasão e na recuperação da aprendizagem.

| CENTENÁRIO PAULO FREIRE – FANTÁSTICO

O Fantástico, da TV Globo, abordou o centenário de Paulo Freire e, entre as homenagens ao patrono da Educação brasileira, destacou o post do Todos publicado no Twitter.

| COMBATE AO RACISMO E HOMOFOBIA TEM POUCO ESPAÇO NAS ESCOLAS

Relatório do Todos apontou que  48% das escolas brasileiras têm projetos para tratar relações étnico-raciais. Menos da metade das escolas têm projetos para debater o racismo e demais relações étnico-raciais. Menor ainda é o espaço do combate ao machismo, à homofobia e às desigualdades sociais. Os dados foram destaque na CNN.

| ARTIGOS DE OPINIÃO POR TODO O PAÍS

Divulgamos artigos de opinião em que discutimos a retomada gradual,  segura e efetiva das aulas presenciais em todo o Brasil. Os textos foram publicados em jornais e portais de todas as regiões do país e reforçaram a ideia de que é preciso ir além da reabertura pura e simples das escolas e adotar premissas essenciais tanto na infraestrutura das escolas quanto na estratégia de recuperação da aprendizagem.

PROMOVENDO DEBATES

| O CHAMADO É URGENTE

A Educação precisa de todos nós para ocupar seu lugar de prioridade no Brasil. O chamado é urgente!  E sobre isso, Priscila Cruz (Todos) e João Pedrosa (professor e apresentador) conversaram em uma live. Confira.

| DIA DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, e Rodrigo Hübner Mendes, do Instituto Rodrigo Mendes, debateram sobre uma Educação de qualidade e inclusiva. Assista!

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

| LIVE BETT EDUCAR, SUMMIT EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO 360

Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos, esteve no primeiro Palco de Lives, do evento da Bett Brasil. O tema do encontro foi: “Escolas Reabrem: Como Retornar com Segurança?”. Ele também participou do Educação 360. O debate teve como tema “Compartilhando lições: o que sabemos sobre o impacto da pandemia na Educação”, e contou com Patrícia Mota Guedes, do Itaú Social. Já a Priscila Cruz, nossa presidente-executiva, fez parte do Summit Educação Brasil 2021, no painel “O impacto do tempo perdido”. No debate do Estadão, tratou das consequências da pandemia.

| PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2021

Os deputados e senadores mais bem avaliados Prêmio Congresso em Foco 2021 foram divulgados em 21 de outubro.

A categoria especial Defesa da Educação é concedida pelo Todos. A lista foi formada a partir da afinidade dos parlamentares aptos à categoria geral de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado” com o tema. Foram avaliadas a produção legislativa, a apresentação de propostas, a participação nas discussões, entre outros pontos, voltados para a “promoção de uma Educação Inclusiva e de qualidade”. O prêmio tem como principais objetivos fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que melhor representam a população.

EM NÚMEROS:

1.242 matérias de imprensa com a participação do Todos
Em agosto, o Todos esteve presente em 25% das notícias/matérias de Educação no meio digital
742 entrevistas nos diversos meios

Confira nossas últimas iniciativas de fortalecimento institucional, importantes para a criação de condições para que possamos continuar nossa missão.

| ANIVERSÁRIO TODOS 15 ANOS

Durante todo o mês de setembro, nossas atividades trouxeram a marca dos 15 anos do Todos. Uma forma de olharmos para o presente e para o passado e seguirmos trabalhando para o futuro. Para marcar estes 15 anos, tivemos comemorações internas e mostramos o #QuemFazOTodos acontecer em nosso Linkedin, apresentando nossa equipe e colaboradores.

| MANTENEDORES

Somos uma organização da sociedade civil mantida 100% por doações de pessoas físicas, fundações, institutos e empresas (não recebemos um centavo do governo). São as doações e parcerias que viabilizam nosso trabalho.

Um de nossos parceiros é o Movimento Arredondar, uma ONG que, por meio de parceria com organizações da iniciativa privada, incentiva clientes a arredondarem o valor das suas compras no momento do check out, e doar os centavos do arredondamento para apoiar causas e ONGs parceiras recebedoras do Movimento Arredondar. Desde 2018, já recebemos mais de R$ 450.000,00.

Confira nossos números:

2018: R$ 50.352,98;
2019: R$ 133.311,03;
2020: R$ 155.750,22;
2021: R$ 112.268,39 (até 30/09).

Desde agosto de 2021, também é possível doar através de compras realizadas no Ifood. O Todos é a primeira e única organização com foco em Educação na plataforma de doação do aplicativo. Mais de R$85.000,00 já foram doados desde o início da parceria. Caso queira participar acesse a página Doe pelo Ifood.

 

É PELA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE QUALIDADE!

 

QUER COLABORAR COM O TODOS?

Qualquer pessoa pode ceder espaços de mídia, produtos e serviços ou mesmo sua imagem. Saiba mais clicando aqui.

Se desejar fazer uma doação, clique aqui e veja como é simples.

 

DA PORTA PARA DENTRO:

| COMITÊ DE DIVERSIDADES

Em agosto, convidamos Toni Reis, diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI, para conversar com a equipe-executiva sobre a como tornar as escolas mais inclusivas e tolerantes para a comunidade LGBTQIA+. O encontro foi organizado pelo Comitê de Diversidades do Todos, um grupo de colaboradores que têm o objetivo de propor estratégias e ações para dar visibilidade e ampliar as diversidades e o acolhimento delas na composição da equipe-executiva e de associados.

| REPAGINAÇÃO DO SITE DO TODOS

Estamos de cara nova! E não é apenas a aparência, pois reestruturamos as informações e materiais em nosso site institucional. A fim de marcar uma nova etapa nas ações estratégicas do Todos, lançamos nosso novo site, uma ferramenta estratégica de disseminação de conhecimento e advocacy pela Educação Básica Pública.

Essas ações estão diretamente ligadas ao objetivo estratégico de fortalecimento institucional do Todos, especificamente no trecho 7.3 com a institucionalização do Comitê de Diversidades, seu funcionamento ativo e com efetividade reconhecida pela equipe

O Todos está sempre produzindo e planejando ações para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil.

VEJA O QUE VEM POR AÍ:

- Episódios Educação Que dá Certo

97%

- Educação Já 2022

75%

PRÓXIMOS RELATÓRIOS:

– Janeiro 2022
– Abril 2022
– Julho 2022