RELATÓRIO TRIMESTRAL

1º Trimestre – de Janeiro a Março de 2023

Um trimestre de reconstrução para a Educação Básica e você faz parte disso

O novo ciclo tem início com um Ministério da Educação (MEC) liderado por uma dupla de ex-governadores do Ceará, Estado onde a implementação e continuidade de boas políticas públicas educacionais transformaram os resultados de aprendizagem na Educação Básica.

O caminho da reconstrução passa pelo diálogo aberto com a sociedade civil, e pelo compartilhamento de boas práticas e experiências de sucesso aprendidas e sistematizadas aqui no Brasil.

O Todos Pela Educação segue fazendo seu papel, na produção de conhecimento, na articulação com atores-chave, no monitoramento público e na mobilização estratégica, com o objetivo de compartilhar diagnósticos e propostas construídas ao longo de 2022, no âmbito do Educação Já.

Não podemos esquecer que os desafios educacionais brasileiros exigem uma contribuição propositiva, que olhe para soluções e permita a construção de políticas públicas educacionais que perpassam mandatos, articule pautas prioritárias nos estados e municípios, assegure a melhoria permanente de resultados educacionais e reforce o papel do MEC na coordenação e no apoio técnico e financeiro aos entes da Federação.

Como escreveu Priscila Cruz em artigo publicado no jornal O Globo, em fevereiro, nunca tivemos tanta chance de dar certo!

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

As propostas de políticas públicas que sugerimos e formulamos no Todos Pela Educação partem de evidências e de dados compilados, analisados e utilizados para o desenvolvimento de diagnósticos. A nossa produção tem como objetivos qualificar o debate e apoiar a tomada de decisão das diferentes esferas do poder público.

| O QUE PENSAM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Uma pesquisa de opinião encomendada ao Ipec, fruto de parceria do Todos Pela Educação com Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente, ouviu cerca de 6,7 mil professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de todo o Brasil. Entre outros dados, o levantamento mostrou que 84% concordam que cursos presenciais formam docentes mais bem preparados para o início da profissão. Por outro lado, apenas 19% acreditam que os atuais cursos de graduação de Pedagogia e licenciaturas estão de fato preparando bem os docentes. Ao ouvir o que pensam os professores sobre temas como valorização profissional, progressão da carreira e papel das secretarias de Educação, a pesquisa reforça a necessidade de melhorias na formação. A íntegra pode ser acessada aqui.

EM NÚMEROS:

23 notícias e reportagens citando a pesquisa de opinião com professores.

1.200 downloads da pesquisa.

| ‘EDUCAÇÃO QUE DÁ CERTO’ NO CANAL FUTURA E NO GLOBOPLAY

Para mostrar que o Brasil tem muito a ensinar ao Brasil, o Todos Pela Educação viajou pelo país com o projeto Educação Que Dá Certo e conheceu de perto algumas das melhores experiências educacionais da última década. Neste início de 2023, a série – composta por minidocumentários – foi exibida no Canal Futura e está disponível no GloboPlay. A série também pode ser assistida no canal no YouTube do Todos e no YouTube Learning. Veja aqui.

EM NÚMEROS:

Mais de 32 mil visualizações no Youtube.

A pesquisa de opinião com professores de escolas públicas e a série Educação Que Dá Certo estão diretamente ligadas ao objetivo organizacional do Todos nas suas vertentes técnica, política e de mobilização: dar sequência a projetos já consolidados e a frentes de alto impacto iniciadas em 2021, com relação direta ao avanço do Educação Já.

MOBILIZAÇÃO DE

ATORES-CHAVE

Uma das missões do Todos Pela Educação é mobilizar e articular com o poder público e atores-chave a pauta da Educação Básica brasileira. Buscamos fazer as nossas propostas e análises chegarem aos tomadores de decisão, bem como dar senso de urgência e importância à pauta.

| RECOMENDAÇÕES AO NOVO MEC

Com inúmeras idas a Brasília, o Todos Pela Educação iniciou o ano apresentando à secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, um conjunto de diagnósticos e propostas construídas ao longo de 2022 no âmbito do Educação Já. Depois de apoiar os trabalhos da equipe de transição, o novo ciclo permitiu uma rodada de interação com o novo MEC, com objetivo de contribuir de maneira mais propositiva e específica, com foco em soluções. É o que vem sendo feito nesses primeiros meses de novo governo, com diálogo e participação da sociedade civil junto ao ministro Camilo Santana e sua equipe na retomada de um MEC ativo, capaz de liderar e coordenar as Políticas Educacionais.

As recomendações e o diálogo do Todos com a nova gestão do MEC estão diretamente ligados ao nosso objetivo organizacional de implementar o Educação Já em todas as suas vertentes – técnica, política e de mobilização.

MONITORAMENTO

PÚBLICO

Gestores e tomadores de decisão precisam ter acesso a informações e análises precisas. Partindo dessa premissa, o Todos promove o monitoramento de resultados da Educação e de processos de implementação das Políticas Educacionais.

| REFORÇANDO O PNAE

O Todos lançou em março a nota técnica Cenários para a recomposição orçamentária e o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, na qual analisou os próximos desafios a serem enfrentados no âmbito do Pnae. O documento foi divulgado no contexto do anúncio, pelo MEC, da recomposição dos valores per capita aplicados pelo programa, correção que o Todos aplaudiu por ajustar uma defasagem prolongada e com efeitos cada vez mais nocivos diante do agravamento do cenário de insegurança alimentar que o Brasil enfrenta. A necessidade de revisão dessa política de forma mais ampla, no entanto, foi destacada como um passo fundamental. O documento apresenta os desafios mais urgentes na atual legislação e no modelo de distribuição dos repasses. Saiba quais acessando a nota técnica completa aqui.

EM NÚMEROS:

1.103 acessos à nota técnica no site.
7.900 pessoas alcançadas nas redes sociais.

A nota técnica sobre os cenários para a recomposição orçamentária e o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está diretamente ligada ao objetivo organizacional do Todos de implementar o Educação Já em todas as suas vertentes – técnica, política e de mobilização.

EDUCAÇÃO NA PAUTA

DA SOCIEDADE

Outra atuação do Todos Pela Educação é pautar o debate público, especialmente na imprensa, de modo a priorizar e orientar o debate qualificado a respeito da importância e urgência da Educação Básica de qualidade no Brasil.

| RECADO ÀS NOVAS GESTÕES

Planejar é bom. Mas para mudar o jogo no ensino público, a chave está no engajamento de professores, diretores e demais profissionais da Educação. Ponto central do ensaio de Olavo Nogueira Filho e Gabriel Corrêa, diretor-executivo e líder de Políticas Educacionais do Todos, publicado em nosso site. Leia.

| EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA

A presidente-executiva do Todos, Priscila Cruz, analisou em reportagem do Jornal Nacional os dados do Censo Escolar, que mostraram retomada de matrículas na Educação Básica ao mesmo patamar de antes da pandemia. Priscila pediu, porém, atenção à formação de professores. Assista.

| UM OLHAR SOBRE AS DESIGUALDADES

Em entrevista aos jornalistas José Roberto de Toledo e Alberto Bombig, dentro do programa Análise da Notícia, do UOL, Priscila Cruz reivindicou um olhar mais sensível do país e dos gestores públicos para as crianças mais pobres. Assista.

| A CHANCE PARA DAR CERTO

Em artigo no jornal O Globo, Priscila Cruz sugere que, no MEC a ser reconstruído, o ministro Camilo Santana e a secretária-executiva Izolda Cela precisam estruturar uma política nacional para a Educação Básica que coloque em prática os aprendizados do Paic e do PAR, dois programas nascidos em 2007. Leia.

| NOVO ENSINO MÉDIO: AJUSTAR OU REVOGAR?

Num dos principais temas em debate no trimestre, Olavo Nogueira Filho expôs ao G1 o posicionamento do Todos em relação à chamada Reforma do Ensino Médio. Olavo reforçou a necessidade de o debate fugir do binarismo “revoga tudo” ou “deixa tudo como está”. Leia.

| COMO MELHORAR O ENSINO MÉDIO

Priscila Cruz conversou sobre como melhorar – e ressignificar – o Ensino Médio com o jornalista Edimilson Ávila, da TV Globo, no podcast Desenrola, Rio. Ouça.

| RESSIGNIFICANDO O ENSINO MÉDIO 

O Ministério da Educação tem uma oportunidade única de corrigir a rota do Novo Ensino Médio e ir além: construir um projeto sistêmico e ambicioso para a etapa mais crítica do ensino. Foi o que escreveu Priscila Cruz em artigo no Poder360. Leia.

| OS DEBATES DOS ÚLTIMOS ANOS SOBRE O ENSINO MÉDIO

Mais Ensino Médio no programa Nova Manhã, na Rádio Nova Brasil: Priscila Cruz destrinchou o histórico dos debates sobre o Novo Ensino Médio e reforçou o posicionamento do Todos. Ouça.

| IMPACTOS DA PANDEMIA

Cinco anos consecutivos de cortes na Educação, os impactos da pandemia no Ensino brasileiro e os caminhos para a recuperação da aprendizagem motivaram reportagem do programa Conexão GloboNews, que ouviu Olavo Nogueira Filho. Assista.

| EXCLUSÃO DIGITAL E DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO

Priscila Cruz participou do especial 50 anos do programa Globo Repórter, da TV Globo. Na pauta, exclusão digital e as profundas desigualdades educacionais no Brasil. Assista.

EM NÚMEROS:

266 menções ao Todos Pela Educação no trimestre.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

| SEMINÁRIO INTERNACIONAL SESI SENAI DE EDUCAÇÃO

Priscila Cruz participou do Seminário Internacional Sesi Senai de Educação, realizado em março na Arena Mané Garrincha, em Brasília. Ela esteve ao lado de Nuno Crato, ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal, e de Rafael Lucchesi, diretor de Inovação e Tecnologia do Sesi/Senai, no painel Políticas de Educação para o desenvolvimento do país, com mediação de Pilar Lacerda, pesquisadora associada do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (DGPE/FGV) no Rio de Janeiro. Participaram do seminário nomes como o ministro da Educação, Camilo Santana, a professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Sônia Guimarães, o especialista em Educação Profissional para América Latina e Caribe (OREALC/Unesco), Ramon Iriarte, o presidente da Google Cloud para América Latina, Eduardo Lopes, entre outros. Assista!

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

Criar condições para que possamos continuar nossa missão sem ações de fortalecimento institucional é inviável.

Confira nossas últimas iniciativas:

| RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2022

O Todos divulgou seu Relatório de Atividades de 2022, documento que registra o amplo espectro de contribuições num ano desafiador – esforço, trabalho e conquistas que se dividiram entre o emergencial e o estrutural. Acesse o relatório aqui.

| TRILHA FORMATIVA

A equipe do Todos participou da trilha formativa com a Mais Diferenças – Oscip de Educação e cultura inclusivas. O grupo pôde refletir como avançar para que a Educação Inclusiva seja elevada a outros patamares no debate público e derrube barreiras na vida das pessoas com deficiência.

| OUVINDO IDEIAS

Recebemos o professor Francisco Soares, pós-doutor em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor, para ouvir dele experiências, diagnósticos e perspectivas sobre Educação. O professor também falou sobre o papel do Todos na agenda educacional brasileira.

| NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Um Todos maior e mais forte, com nova estrutura organizacional para o fortalecimento das instâncias de gerência e coordenação. Conheça o nosso time reforçado.

Conheça também quem nos apoia

Estamos em fase de renovação das doações institucionais para o ano de 2023 e como o Todos Pela Educação é mantido por doações voluntárias de pessoas físicas, institutos, Fundações e empresas, queremos desde já agradecer por seguirmos juntos pela Educação Básica de qualidade! 

Recentemente crescemos nosso grupo de mantenedores institucionais com a entrada do Imaginable Futures! Veja nossos grandes doadores.

A sociedade brasileira também está engajada e preocupada pela melhoria da qualidade da Educação Básica pública e por isso muitos brasileiros apoiam o trabalho do Todos!

O Todos Pela Educação é uma organização sem fins lucrativos, não governamental e sem ligação com partidos políticos. Somos financiados por recursos privados, não recebendo nenhum tipo de verba pública. Saiba mais aqui.

Essas ações estão diretamente ligadas ao objetivo organizacional de consolidar os esforços de fortalecimento institucional e de gestão interna.

O QUE VEM PELA FRENTE:

Encerramos o primeiro trimestre de um ano de mudanças no cenário político e da abertura de novas frentes de diálogo para construir e reconstruir boas políticas educacionais. Com o retorno do MEC à ação e ao debate de pautas prioritárias, o momento requer esforço contínuo, visão intersetorial e vontade política para recuperar perdas e promover avanços até que tenhamos efetivamente uma Educação de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos do país.

Expressamos aqui o nosso agradecimento especial a você, em nome de todas as pessoas que fazem o Todos Pela Educação, colaboradores, parceiros, especialistas e organizações aliadas nessa causa.

ENCONTRO ANUAL

EDUCAÇÃO JÁ 2023

99%

ENCONTRO DE LANÇAMENTO

DOCUMENTO DE EQUIDADE RACIAL

75%