RELATÓRIO TRIMESTRAL

3º Trimestre – de Julho a Setembro de 2022

Um trimestre de desafios, realizações e reconhecimentos

O Todos Pela Educação completou 16 anos em setembro, véspera do Dia da Independência. O que nasceu como movimento para assegurar a verdadeira independência – a conquista da Educação Básica de qualidade para todos os brasileiros – se transformou numa das organizações mais respeitadas nessa causa. Estamos orgulhosos de nossa trajetória, diante do reconhecimento da sociedade, traduzido por premiações significativas. Foi o caso do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, da Câmara dos Deputados, e o Prêmio Empreendedor Social 2022, promovido pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab.

Sabemos, porém, que há muito a ser feito. Se o Brasil tem a aprender com o Brasil por conta das muitas experiências educacionais bem-sucedidas, ainda há desigualdade no território nacional – tanto da consistência de políticas públicas quanto dos seus resultados. Desigualdades aprofundadas pela pandemia e pela omissão do atual governo, cujas prioridades ao longo do ano foram o homeschooling e as guerras culturais na Educação. E frente a um ano de eleições, seguimos firmes com a execução do nosso plano “Educação Já 2022”. As sabatinas com presidenciáveis, as Caravanas Educação Já e muitas outras iniciativas são fruto dessa estratégia e do nosso compromisso inequívoco com a melhoria da Educação Básica no nosso País.

Veja a seguir as principais ações do terceiro trimestre de 2022.

O Todos Pela Educação atua para mudar a qualidade da Educação Básica no Brasil. Com esse objetivo em mente, produz conhecimento, compila e analisa dados e informações, publica diagnósticos e, com base em evidências técnicas e científicas, formula propostas de políticas públicas educacionais.

| AVALIANDO O SAEB E O IDEB DE 2021

A divulgação dos resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 motivou duas notas técnicas. Reconhecendo a relevância dos dois indicadores de aprendizado e da divulgação dos seus resultados, o Todos mostrou que o contexto atípico da coleta das informações e das aplicações aprovadas, devido à pandemia da Covid-19, gera riscos de comparações indevidas. As duas notas podem ser lidas na íntegra aqui e aqui.

EM NÚMEROS:

128 reportagens citando as notas técnicas sobre a divulgação dos resultados do do Saeb e do Ideb de 2021.

| EDUCAÇÃO INCLUSIVA JÁ

Em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, o Todos lançou o documento Educação Inclusiva: recomendações de políticas de Educação Inclusiva. Com a convicção de que a Educação precisa garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens – independentemente da situação socioeconômica, do local de nascimento, do gênero e também de ter ou não alguma deficiência –, o documento busca apoiar a construção de uma agenda educacional para os governos estaduais e federal com perspectiva inclusiva. O documento faz parte do Educação Já 2022.

| EDUCAÇÃO QUE DÁ CERTO NO FUTURA E NO GLOBOPLAY

Para mostrar que o Brasil tem muito a aprender com o Brasil, o Todos viajou pelo país em 2021 conhecendo de perto e mostrando algumas das melhores experiências educacionais das últimas décadas, dentro do projeto Educação Que Dá Certo. A série composta por mini-documentários, está agora também no canal Futura e no Globoplay, além de estarem hospedadas em nosso canal do YouTube e também no YouTube Learning (já são mais de 90 mil visualizações no YouTube). 

No Futura, até o dia 5 de novembro, os episódios terão reprises todas as quintas-feiras e sábados. No Globoplay é possível assistir quando você quiser. Saiba mais.

As notas técnicas sobre a divulgação do Saeb e do Ideb 2021 estão diretamente ligadas ao objetivo organizacional do Todos: “dar sequência a projetos já consolidados e a frentes de alto impacto iniciadas em 2021 e com relação direta ao avanço do Educação Já”. Já o Educação Já – Educação Inclusiva e o Educação Que Dá Certo fazem parte do objetivo de implementar o “Educação Já 2022” em todas as suas vertentes – técnica, política e de mobilização.

Uma das missões do Todos é mobilizar e articular com o poder público e atores-chave para fazer as suas propostas e análises chegarem aos tomadores de decisão e, ao mesmo tempo, dar senso de urgência e importância à pauta da Educação Básica brasileira.

| SABATINAS COM PRESIDENCIÁVEIS

Como parte de um conjunto de iniciativas destinadas a qualificar o debate eleitoral, o Todos se uniu ao jornal Folha de S.Paulo nas Sabatinas Educação, para ouvir os planos de governo das principais candidaturas à Presidência da República. Em eventos presenciais e com transmissão ao vivo, Rossieli Soares, Reginaldo Lopes e Ivo Gomes – representantes das campanhas de Simone Tebet (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente – mostraram o que seus candidatos pensam como prioridades para a Educação pública brasileira. A campanha de Jair Bolsonaro foi convidada, mas não respondeu.

EM NÚMEROS:

7.248 pessoas assistiram às sabatinas no Youtube do Todos e da Folha de S. Paulo;
Aparecemos mais de 3.500 vezes nas redes sociais;
Mais de 600 acessos ao conteúdo de site.

| CARAVANAS EDUCAÇÃO JÁ

Foram 14 estados visitados, quase 37 mil quilômetros percorridos e muita escuta e diálogo com lideranças políticas, candidatos, gestores, professores e estudantes – e assim chegou ao fim o projeto Caravanas Educação Já, uma jornada pelo Brasil para ouvir e mobilizar o país em nome da causa da Educação Básica pública. Além das viagens, o Todos produziu documentos com um panorama da Educação em todas as unidades da Federação, e também entregou a candidatos aos governos estaduais o Educação Já, material com diagnósticos e soluções em dez temas estruturantes que podem orientar as gestões eleitas em 2022.

EM NÚMEROS:

Presença em 14 estados brasileiros, que correspondem a 84% das matrículas do Ensino Básico;
Foram 345 mil km percorridos ao longo dessas viagens;
Encontros com 215 pessoas de grande influência regional, entre governadores, secretários e prefeitos;
Entregamos o Educação Já 2022 para 45 pré-candidatos ao governo estadual;
282 professores e estudantes participaram dos 13 encontros Voz da Escola.
As Sabatinas Educação, as Caravanas e o Prêmio Congresso em Foco estão diretamente ligados ao objetivo organizacional do Todos de implementar o Educação Já 2022 em todas as suas vertentes – técnica, política e de mobilização.

O Todos também tem como vertente de trabalho o monitoramento de resultados da Educação e de processos de implementação das políticas educacionais.

| JOVENS: O QUE QUEREM DAS ESCOLAS?

O que pensam os estudantes de escolas públicas do Brasil e o que esperam do aprendizado? Como parte da iniciativa Educação Já 2022, o Todos tem realizado um amplo processo de escuta com a comunidade escolar e, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande, encomendou ao Datafolha uma pesquisa de opinião com jovens do Ensino Médio das redes públicas de todo o Brasil e de cada estado para compreender sua percepção sobre a escola e sobre a Educação. A pesquisa mostrou, por exemplo, que quase todos (98%) querem uma escola que os prepare para o mercado de trabalho, e a grande maioria acredita que a tecnologia pode melhorar a aprendizagem. Acesse a pesquisa completa e os 27 documentos estaduais aqui. E dentro dessa ação, o Todos também organizou uma roda de conversa com dez jovens de todo o Brasil para discutirem os temas da pesquisa. Veja como foi.

EM NÚMEROS:

Quase 8 mil jovens foram entrevistados para a pesquisa;
Dez jovens, representando estudantes do Ensino Médio de todas as regiões brasileiras, estiveram no Todos Pela Educação para debater a pesquisa;
58 mil pessoas acessaram o conteúdo em nosso site.

| MAPEANDO A EDUCAÇÃO NOS ESTADOS

Quer conhecer os principais indicadores educacionais em cada unidade da Federação? 

Entendendo que reunir dados disponíveis e analisá-los com critério é fundamental para a formulação de políticas públicas mais efetivas, o Todos elaborou os Panoramas da Educação Básica. Acesse aqui e tenha acesso ao panorama do seu estado.

| ENSINO A DISTÂNCIA AVANÇA

Cursos a distância respondem por 6 a cada 10 professores formados no Brasil em 2020 – número alto especialmente se comparado aos demais cursos do Ensino Superior brasileiro (na média, 24,6%). Este e outros dados relevantes sobre a formação de professores estão no Panorama dos concluintes em cursos de formação inicial de professores, estudo realizado pelo Todos com base no Censo de Educação Superior. A pesquisa revela ainda que o percentual de concluintes na modalidade EAD na formação de professores nunca cresceu tanto como entre 2019 e 2020. Leia aqui a nota técnica.

EM NÚMEROS:

151 matérias sobre a nota na grande imprensa

| ORÇAMENTO EM ANÁLISE

Em três notas técnicas, o Todos reafirmou seu compromisso no acompanhamento dos recursos destinados à Educação Básica e na análise das prioridades do governo federal para a área. Uma delas analisou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023, mostrando uma queda de quase R$1 bilhão nos recursos destinados à Educação Básica, se comparado com o ano anterior. Outras duas destrincharam o bloqueio orçamentário do MEC, que ultrapassou os R$2 bilhões na Educação Básica e afetou, sobretudo, o apoio à infraestrutura. Leia os posicionamentos:

Projeto de Lei Orçamentária Anual

Bloqueio orçamentário do MEC (1) e (2) 

A pesquisa de opinião com estudantes do Ensino Médio está diretamente ligada ao objetivo organizacional do Todos de implementar o “Educação Já 2022” em todas as suas vertentes – técnica/política e de mobilização. Já a nota técnica “Panorama dos concluintes em curso de formação inicial de professores” e os Panoramas da Educação Básica fazem parte do objetivo organizacional de dar sequência a projetos já consolidados e a frentes de alto impacto iniciadas em 2021 e com relação direta ao avanço do Educação Já.

Para priorizar e pautar o debate a respeito da Educação Básica de qualidade no Brasil, o Todos atua para qualificar as discussões sobre o tema e ocupar espaços no debate público nacional e regional.

| CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO EDUCAÇÃO JÁ

A mobilização começou durante o Encontro Anual Educação Já 2022, momento em que diversos políticos, candidatos, especialistas, empresários e representantes da sociedade civil assumiram o compromisso com a qualidade da Educação Básica pública. A partir daí o Todos convocou a sociedade brasileira para pedir Educação Já! – um movimento para engajar as pessoas na reconstrução do país por meio da Educação num ano especialmente decisivo para o nosso futuro. Saiba mais sobre a campanha.

 

Da esquerda para a direita: Embarque/check-in do Aeroporto de Belo Horizonte e Controle de Check-in | Depto. Operacional do Aeroporto de Brasília

EM NÚMEROS:

10 milhões de pessoas foram impactadas pela nossa campanha nas redes sociais;
69 prédios, totalizando 151 telas, reverberaram a nossa Campanha entre setembro e outubro em parceria com a 4P Midia. Já em parceria com a Eletromidia, nossa campanha esteve em telas de edifícios pelo Brasil, universidades, supermercado St Marche e aeroporto de Congonhas;
190 salas de cinema pelo Brasil mostraram o nosso vídeo-clipe Educação Já em parceria com a Flix Media;
O vídeo-clipe também foi veiculado no horário nobre em todos os estados pela Globo e também pela TV Cultura e Rede Vida e, na tv paga, pela GloboNews e pelo Canal Futura;
Também estamos nos espaços publicitários de aeroportos, como o de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Santos Dumont (RJ);
Promovemos um evento no Rio de Janeiro (RJ) para colocar a Educação em debate com influenciadores digitais.

RECONHECIMENTO DO NOSSO TRABALHO

| PRÊMIO DARCY RIBEIRO

O Todos foi um dos três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, dedicado a reconhecer pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil. “O Todos tem uma história que permeia as nossas vidas como parlamentares”, reconheceu o deputado Professor Israel Batista, presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, durante a votação. A entrega do prêmio será no dia 22 de novembro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Serão agraciados também o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

| DESTAQUES CONTRA OS EFEITOS DA PANDEMIA

O trabalho do Todos Pela Educação contra as profundas sequelas deixadas pela pandemia na vida de estudantes foi reconhecido pelo Prêmio Empreendedor Social 2022, da Folha de S.Paulo e Fundação Schwab. “Enquanto médicos e enfermeiros lutavam para salvar vidas em hospitais lotados, Priscila Cruz e colegas do Todos Pela Educação encaravam sua própria batalha diante de outro drama da pandemia: o das escolas vazias”, contou reportagem do jornal, ao anunciar o prêmio. Um reconhecimento às ações de informação, articulação e mobilização em todo o país, como o apoio à aceleração de vacina de profissionais da Educação, diretrizes para apoiar a reabertura segura e gradual das escolas e orientações a gestões públicas para enfrentar os efeitos emergenciais, como defasagem na aprendizagem e aumento da evasão escolar. Leia aqui tudo sobre o prêmio.

DESTAQUES NA MÍDIA

| EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, foi ouvida na série especial do Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a Constituição de 1988, no episódio sobre os avanços na Educação e proteção das crianças. Assista!

| PRÊMIO FOLHA

O destaque recebido por Priscila Cruz e pelo Todos no Prêmio Empreendedor Social 2022 motivou diversas reportagens no jornal sobre o trabalho desenvolvido ao longo da pandemia. Leia aqui.

| ANALISANDO SAEB E IDEB

Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos, alertou ao Jornal Nacional sobre os riscos envolvendo os dados do Saeb e do Ideb de 2021. Assista!

| IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos, analisou, no Jornal Nacional, a queda na aprendizagem de nossos jovens devido à pandemia e como isso interfere em suas vidas na hora de procurarem um emprego. Assista!

| ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Priscila Cruz analisou, em reportagem do Jornal Nacional, o levantamento do Todos que mostra um aumento de quase 70% no analfabetismo de crianças entre 6 e 7 anos. Assista!

| ELEIÇÕES 2022

Olavo Nogueira Filho foi um dos convidados para acompanhar e comentar da plateia presencial o debate entre candidatos à presidência organizado pelo pool  de veículos da comunicação, integrado pelo Terra, SBT, CNN Brasil, Estadão/Eldorado, Veja e Nova Brasil FM, no dia 24 de setembro. Assista!

| ORÇAMENTO DO MEC

Lucas Hoogerbrugge, líder de Relações Governamentais do Todos, esteve na Folha de S.Paulo para comentar a queda de quase R$ 1 bilhão nos recursos destinados à Educação Básica. Leia!

| NO UNIVERSO KARNAL

Queremos viver num país mais seguro, com mais ciência e mais tecnologia? Então, precisamos cobrar atenção à Educação Básica pública, alertou Priscila Cruz na CNN Brasil, no programa Universo Karnal, com o historiador Leandro Karnal. Assista!

| O QUE OS JOVENS QUEREM DA ESCOLA ?

Ivan Gontijo, coordenador de Políticas Educacionais do Todos, analisou dados da pesquisa do Datafolha sobre os alunos do Ensino Médio de escolas públicas na GloboNews. Assista!

PROMOVENDO DEBATES

| BOAS POLÍTICAS PÚBLICAS

O Experimento do Marshmallow é um teste que relaciona a escolha entre uma recompensa menor e imediata ou uma maior, mas com o dobro de espera. Priscila Cruz refletiu o que isso tem a ver com políticas educacionais e, até mesmo, sobre a escolha dos próximos gestores, em um artigo para a Ilustríssima, da Folha de S.Paulo. Leia!

| EDUCAÇÃO NAS ELEIÇÕES

No que ficar de olho quando o assunto é priorização da Educação para além do discurso eleitoral? Olavo Nogueira Filho e Gabriel Corrêa, diretor-executivo e líder de políticas educacionais do Todos, respondem a essa pergunta em artigo no jornal O Globo. Leia!

| PARA VER A EDUCAÇÃO QUE DÁ CERTO

Contra os mitos derrotistas que ocupam o debate público sobre Educação Básica, Priscila Cruz e Ivan Gontijo escreveram artigo na Folha de S.Paulo sobre o que o Brasil tem a aprender com o Brasil, a partir da experiência da iniciativa Educação Que Dá Certo. Leia!

| UM MODELO A SEGUIR

“Uma inovação na Educação pública que muitos pedem e já existem”. Com esse título, Olavo Nogueira Filho e Gabriel Corrêa comentam o modelo de Ensino Médio Integral de Pernambuco. Leia!

| EM DEFESA DA DEMOCRACIA

O Todos se somou em carta às diversas entidades e lideranças que se pronunciaram em defesa do Estado Democrático de Direito. Em outro posicionamento público, reafirmou a importância da democracia para termos uma Educação de qualidade para todos.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

| LIVE DO MOVIMENTO PELA BASE

Priscila Cruz esteve ao lado de Maria Helena Guimarães Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Alice Ribeiro, do Movimento pela Base, na live “Resultados do Saeb 2021 e os próximos passos”. O evento, uma organização do Movimento pela Base, fez parte do ciclo de webinários BNCC e o Novo Ensino Médio ao vivo. Assista!

EM NÚMEROS:

1129 menções na imprensa.

Criar condições para que possamos continuar nossa missão sem ações de fortalecimento institucional é impossível. Confira as últimas iniciativas.

| ASSOCIAÇÃO DE INDÚSTRIAS DE TECNOLOGIA DA SAÚDE SELECIONA O TODOS

A Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (Abimed), no último mês, lançou o Campus Abimed, iniciativa que visa fomentar a formação e a capacitação de profissionais e colaboradores de empresas associadas. O Todos Pela Educação foi a organização escolhida para receber, via doação, os recursos excedentes gerados pelo projeto.

| EQUIPE REUNIDA, ENGAJADA E COMPROMETIDA

A equipe completa do Todos Pela Educação se reuniu durante dois dias, fora do escritório, para celebrar as conquistas e discutir os próximos passos da organização nos meses que virão. Uma equipe 100% dedicada em garantir a Educação Básica que nossas crianças e jovens merecem, reafirmando o companheirismo e o compromisso que estão na base de nossa atuação: mudar a realidade do ensino público no Brasil para termos Educação de qualidade para todos.

Essa ação está diretamente ligada ao objetivo organizacional de consolidar os esforços de fortalecimento institucional e de gestão interna.

O QUE VEM PELA FRENTE:

Encerrado o terceiro trimestre de um dos anos mais decisivos de nossa história, entramos nos últimos meses de 2022 trabalhando por um compromisso: votar pelo Brasil, votar pela Educação Básica com qualidade e equidade para todas as crianças e jovens brasileiros. Como o Todos sublinhou numa de suas manifestações em defesa do Estado Democrático de Direito, uma cidadania crítica tem seu berço nas escolas e uma Educação de qualidade se alimenta de uma democracia plural.

Expressamos aqui o nosso agradecimento especial a você, em nome de todas as pessoas que fazem o Todos Pela Educação, colaboradores, parceiros, especialistas e organizações aliadas nessa causa.

O Todos Pela Educação é uma organização sem fins lucrativos, não governamental e sem ligação com partidos políticos, somos financiados por recursos privados, não recebendo nenhum tipo de verba pública. Saiba mais aqui.

PROFESSORES

Visando construir um Educação Já 2022 plural e que reflita as percepções e demandas de um grande número de atores da Educação Básica, o Todos Pela Educação vem promovendo um amplo processo de escuta sobre educação e políticas educacionais. Esse processo inclui uma pesquisa de opinião representativa com professores brasileiros e, de maneira inédita, trará recortes estaduais.

Pesquisa de opinião

55%

EDUCAÇÃO JÁ

Estamos produzindo documentos específicos nas dez temáticas já elencadas no Educação Já, com propostas para o governo federal e os estaduais.

Verticalizações

73%

COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM

EVENTO COM GOVERNADORES ELEITOS

Em parceria com a Unesco, estamos organizando um evento inédito na história recente do País para que, poucos dias depois do término do 2º turno das eleições, todos os 27 governadores eleitos em 2022 selem seus compromissos coletivos e concretos em prol da Educação Básica.

Novembro 2022

75%

PRÓXIMOS RELATÓRIOS:

– Janeiro/2023
– Abril/2023
– Julho/2023