UM ANO E MEIO DE ESCOLAS PRATICAMENTE FECHADAS.

Chamar atenção para os brutais impactos e criar senso de urgência
para uma retomada segura e efetiva esteve (e permanecerá)
no centro das nossas atenções.

Depois de quase um ano e meio de escolas fechadas por causa da pandemia da Covid-19, 22 estados decidiram finalmente retomar as aulas presenciais no último trimestre. Ainda assim, o Brasil é um dos recordistas mundiais de dias de escolas fechadas. O prejuízo não é só para o aprendizado. O impacto, como temos destacado, é mais cruel para as famílias mais pobres. Nesse cenário, produzir conhecimento, mobilizar, monitorar, é crítico. É crucial. E para tanto, procuramos ocupar espaços e levantar debates com o mais amplo espectro possível de atores sempre com a urgência que o momento imprime ao cenário da Educação Básica no Brasil.
Trabalhamos junto aos governadores, gestores e entidades para fortalecer um pacto nacional pelo retorno gradual, seguro e efetivo das aulas. Nosso lançamento do Programa Compromisso com a Educação, entre outros objetivos, visa apoiar gestores municipais na retomada das aulas presenciais e no fortalecimento do sistema educacional no pós-pandemia. Além disso, fizemos a divulgação do relatório inédito com a OCDE, que entre outros temas, chamou atenção para os brutais impactos da pandemia e a necessidade de uma resposta à altura.

 

Confira a seguir o que fizemos pela Educação Básica de qualidade nesse período.

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Nossa missão é mudar para valer a qualidade da Educação Básica no Brasil e para isso produzimos conhecimento, compilamos e analisamos dados e informações, fazemos diagnósticos, e, sempre pautados em evidências, formulamos políticas públicas educacionais. Nos últimos meses consolidamos e divulgamos relatórios norteadores que elucidam e apresentam caminhos para a Educação Básica no Brasil.

| ESTUDO TECNOLOGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO COM EQUIDADE: NOVO HORIZONTE PARA O BRASIL

– Lançamos com a D3E (Dados para um Debate Democrático da Educação) e o Transformative Learning Technology Laboratory, da Universidade de Columbia (EUA), o estudo Tecnologias para uma educação com equidade”. O estudo utiliza as diretrizes do Educação Já! para recomendar uma nova estratégia para o uso das tecnologias na Educação Brasileira. Quatro áreas são aprofundadas ao longo do documento: a definição de uma estratégia nacional, a formação de pessoas, dados educacionais e insumos. A pandemia da Covid-19 tornou ainda mais urgente um debate profundo sobre o papel da tecnologia na Educação. E o relatório mostra como práticas pedagógicas com suporte tecnológico vão além do ensino remoto. Para que o Brasil esteja preparado para lidar tanto com emergências quanto com o cotidiano, a publicação coloca a urgência deste debate para que atinja uma estratégia a nível nacional proporcionando uma tecnologia educacional ampla, participativa, democrática e baseada em conhecimento científico. Confira o documento na íntegra.

| RELATÓRIO A EDUCAÇÃO NO BRASIL – UMA PERSPECTIVA INTERNACIONAL

– A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), com apoio técnico do Todos, produziu o relatório A Educação no Brasil: uma Perspectiva Internacional, que traz uma análise detalhada do desempenho do sistema educacional brasileiro em relação a países comparativamente relevantes, incluindo os da América Latina. O documento também propôs dez passos para que o País melhore a qualidade e a equidade dos resultados educacionais. Acesse!

| NOTA TÉCNICA: SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

– Para que o Brasil tenha um Sistema Nacional da Educação, desenvolvemos a Nota Técnica que defende o sistema e traz pontos essenciais para a sua instituição. A Nota Técnica traz dimensões norteadoras para a tramitação no Congresso Nacional, a fim de qualificar o debate sobre a regulamentação do (SNE). Leia mais!


TODO ESSE TRABALHO TEM REPERCUTIDO E GANHADO FORÇA, CONFIRA ALGUNS NÚMEROS DE IMPACTO:

+ de 900.000 visualizações

em nosso site

+ de 2 milhões de pessoas

 alcançadas pelas redes sociais

+ de 6.000 acessos

 ao conteúdo do SNE

+ de 1.600 downloads do relatório

“A Educação no Brasil: uma Perspectiva Internacional” com a OCDE

Os relatórios estão diretamente ligados ao objetivo estratégico do Todos de fazer avançar o Educação Já!, com foco no eixo de produção técnica (2.3)

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Com o propósito de subsidiar gestores e tomadores de decisão com informações e análises precisas, divulgamos diversos documentos e nos posicionamos a respeito de temas e eventos-chave do setor durante os últimos meses.

Divulgamos uma análise preliminar da aprovação da Lei Orçamentária Anual, a LOA, para 2021. Nela, apontamos que sem os dados consolidados não é viável falar em cortes ou aumentos para a Educação Básica, mas, se Congresso Nacional aprovar o descumprimento da Regra de Ouro, haveria um reajuste de 1,7% no orçamento do MEC em comparação a 2020 – indicando queda real no orçamento quando corrigido pela inflação.

LEIA OS NOSSOS POSICIONAMENTOS:

HOMESCHOOLING: UM DEBATE FORA DE TEMPO.

A regulamentação do Ensino Domiciliar tem sido uma das prioridades do governo. Enquanto seguem os debates na mídia e no Congresso, o Todos reafirma: as prioridades deveriam ser outras. Leia o nosso posicionamento.

PROGRAMA “BRASIL NA ESCOLA”

Ainda que o programa “Brasil na Escola”, lançado em 30/3 pelo MEC, tenha premissas relevantes, persistem problemas já conhecidos no seu desenho. E mais: o foco da pasta nesse momento deveria ser  enfrentar os impactos da pandemia na Educação Básica. Veja o nosso posicionamento.

POR QUÊ O PROJETO DE LEI QUE DETERMINA NACIONALMENTE AULAS PRESENCIAIS COMO ATIVIDADE ESSENCIAL NÃO DEVERIA AVANÇAR?

Ao ser efetivada no pior momento da pandemia no País, a medida, ainda que não-impositiva, introduzirá uma significativa alavanca de pressão aos Estados e Municípios num momento em que a reabertura definitivamente não pode se dar a qualquer custo. Leia o nosso posicionamento.

 A análise do LOA, está diretamente ligada ao objetivo estratégico do Todos no trecho (iii) do monitoramento público.

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Ocupar espaços na esfera pública de modo a priorizar o debate a respeito da importância e urgência da Educação Básica de qualidade no Brasil é um dos focos de nosso trabalho. Confira nossos resultados:

| PACTO DE GOVERNADORES É FUNDAMENTAL PARA O RETORNO SEGURO DAS AULAS PRESENCIAIS

– Inauguramos nossa coluna mensal no Poder 360! Com o artigo de nossa presidente executiva Priscila Cruz sobre o pacto de governadores para o retorno às aulas presenciais. Confira.

| SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

– A pesquisa do Todos, FGV e Movimento Colabora sobre a urgência da criação de um Sistema Nacional de Educação foi citada na coluna da jornalista Renata Cafardo no Estadão. Veja aqui.

| INICIATIVA CONJUNTA DO TODOS E HUMAN RIGHTS WATCH

– Teve grande repercussão a iniciativa conjunta do Todos e Human Rights Watch sobre o fracasso do governo brasileiro em responder à emergência educacional no contexto da pandemia de Covid-19. No Globo. Leia.

| TECNOLOGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO COM EQUIDADE

– Artigo do TLTL, laboratório da Universidade de Columbia, sobre o estudo “Tecnologias para uma Educação com equidade: novo horizonte para o Brasil”, produzido com apoio do Todos, foi destaque no Nexo. Acesse!

| RELATÓRIO A EDUCAÇÃO NO BRASIL

– Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos, falou ao G1 sobre o relatório produzido pela OCDE com apoio do Todos: “O Brasil terá sérias dificuldades de avançar se não colocar luz na desigualdade da Educação”. Entenda!

NOSSO IMPACTO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FAZ CHEGAR INFORMAÇÃO DE QUALIDADE PARA VOCÊ E TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA. CONFIRA:

+ de 1.300 matérias de imprensa

com a participação do Todos

+ de 14 milhões de usuários

alcançados por nossos porta vozes no meio digital

861 entrevistas

em todos os meios (TV, rádio e jornais)

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Nos últimos meses, presenciamos o agravamento dos já conhecidos e debatidos desafios para a gestão educacional trazidos pela pandemia. A falta de coordenação por parte da gestão pública e a morosidade em combater os efeitos diretos e indiretos da crise reforçam ainda mais a necessidade de mobilização e ação por parte da sociedade civil. 

| AGENDA LEGISLATIVA

– Diante disso, lançamos, em um webinário, a Agenda Legislativa, um documento com recomendações sobre o que deve estar no centro das atenções do Legislativo Nacional no ano de 2021, para que o Congresso possa contribuir de maneira decisiva com o presente e futuro da Educação Básica brasileira. Uma combinação entre pautas urgentes e estruturantes para ajudar a qualificar o debate e estimular parlamentares a discutirem e avançarem o que as evidências mostram ser prioridade para o País na Educação.

| CURSO GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

– Todos e Fundação Getúlio Vargas realizaram juntos o Curso Gestão e Políticas Públicas em Educação, com foco em assessores parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado.

| PROGRAMA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

– Em parceria com fundações partidárias e entidades municipalistas de todo o Brasil, o Todos lançou o Programa Compromisso com a Educação uma iniciativa suprapartidária, focada em disseminar o “Educação Já Municípios”.

| UNICEF BRASIL E TODOS PELA EDUCAÇÃO

– Também participamos da LIVE Educação Já! E para todos!, que tratou sobre equidade no dia da Educação, ao lado de Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

| CURSO EDUCAÇÃO JÁ MUNICÍPIOS E SELO COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Por último, lançamos o Curso Educação Já Municípios, no qual gestores municipais podem garantir gratuitamente sua participação. A formação oferece subsídios técnicos para a construção de um plano de reabertura das escolas, em paralelo à estruturação de um sistema educacional de qualidade no município. Além disso, apresentará insumos que auxiliarão os gestores a organizarem um plano de trabalho para as Secretarias de Educação. Aqueles que completarem todas as etapas serão contemplados com o Selo Compromisso com a Educação. O projeto faz parte do Programa Compromisso com a Educação.

CONFIRA ALGUNS NÚMEROS DE IMPACTO:

+ de 2.900 visualizações do

Webinário de lançamento da Agenda Legislativa

+ de 1.000 inscritos

no Curso Educação Já municípios

As inscrições do “Curso Educação Já Municípios” estão diretamente ligadas ao objetivo estratégico do Todos no trecho 2.1: ter as ações e os conteúdos formativos do Educação Já Municípios alcançando municípios e influenciando sua tomada de decisão.

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Criar condições para que possamos continuar nossa missão sem ações de fortalecimento institucional é impossível. Confira nossas últimas iniciativas:

| NOVOS MANTENEDORES E APOIADORES

– No último trimestre passamos a contar com importantes novos mantenedores e apoiadores. São eles: B3, iFood, Adega Alentejana, Alvaro de Souza, Cássio Casseb e Reynaldo Figueiredo.

 

APOIE VOCÊ TAMBÉM!

 

| SELO DOAR A+

– Conseguimos nota máxima e recebemos o selo Doar A+, fornecido pelo Instituto Doar para destacar organizações da sociedade civil que atuam com profissionalismo e transparência.

Da porta para dentro:

| WORKPLACE

– Fizemos a implementação do workplace, uma transformação no nosso modo de comunicar internamente e que tem por finalidade ficarmos todos juntos e conectados! Com isso, ganhamos um ambiente em comum on-line, efetivo e afetivo, que respeita e não invade a vida pessoal dos colaboradores.

| COMITÊ DE DIVERSIDADES

– Para manter nossa equipe engajada, o Comitê de Diversidades proporcionou ao time uma formação da Think Olga / Think Eva, sobre “Vieses Inconscientes“. Foi um momento esclarecedor, no qual tratamos de temas importantes como machismo, capacitismo e homofobia. A mudança começa de dentro!

 Essas ações estão diretamente ligadas ao objetivo estratégico de fortalecimento institucional do Todos, especificamente no trecho 7.3 com a institucionalização do Comitê de Diversidades, seu funcionamento ativo e com efetividade reconhecida pela equipe

 O QUE ESTÁ EM PRODUÇÃO (em breve)

- Anuário da Educação Básica

99%

- Plataforma online Educação Que Dá Certo

70%

- Relatório de Execução Orçamentária do Ministério da Educação | 1º e 2º Bimestre de 2021

97%

- Repaginação do site do Todos (Projeto UX e novo design)

99%

PRÓXIMOS RELATÓRIOS:

– Outubro 2021
– Janeiro 2022
– Abril 2022