Organização da sociedade civil, independente e suprapartidária: somos Todos Pela Educação. Fundada em 2006, nossa organização é 100% mantida por doações de pessoas físicas e iniciativa privada, ou seja, não recebe recursos públicos. Nosso propósito é melhorar a qualidade e a equidade da Educação Básica no País. Para isso, contribuímos para o avanço de políticas públicas educacionais que garantam a todas as crianças e todos os jovens acesso à Educação de qualidade. Esse objetivo foi traduzido em cinco grandes metas para o País.
5 METAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
- Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
- Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
- Todo aluno com aprendizado adequado a seu ano.
- Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído.
- Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
Desde 2018, concentramos esforços para fazer avançar a iniciativa Educação Já!, uma agenda de soluções efetivas, ancoradas nas evidências e experiências de sucesso no Brasil e no mundo, que busca responder aos desafios que precisam ser enfrentados na área educacional, impactando mais de 48 milhões de estudantes.
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Para nós, Educação de qualidade é a que visa o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho, como exige nossa Constituição; a promoção do respeito à diversidade e à pluralidade de ideias, do saber científico e acumulado pela humanidade, e das competências e habilidades para a complexa vida no século 21. Educação só é de qualidade se for para todos – com políticas que garantam igualdade de oportunidades desde os primeiros anos de vida.
COMO ATUAMOS
Nosso foco é contribuir para o avanço das políticas públicas educacionais. Para isso, produzimos conhecimento com o objetivo de apoiar a tomada de decisão das diferentes esferas do poder público. Articulamos junto aos principais atores para efetivar as medidas que podem impactar os rumos da Educação. Monitoramos crítica e continuamente os indicadores e as políticas educacionais e promovemos a mobilização de atores-chave do cenário nacional de modo a ampliar o senso de urgência para a necessidade de mudanças.
SOMOS UMA DAS 100 MELHORES ONGS DO BRASIL
Em 2019, o Todos foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs para se doar. A iniciativa do Instituto Doar com a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, tem o objetivo de reconhecer as Organizações Não Governamentais que mais se destacam pela transparência e gestão em suas atuações.
GLOBAL GIVING VETTED AND STAFF FAVORITE
A GlobalGiving é uma organização com sede nos Estados Unidos que seleciona e apoia organizações sem fins lucrativos, conectando-as a doadores e empresas.
Em 2019 fomos selecionados como GlobalGiving Staff Favorite (Favorito da equipe), e em 2019 e 2020 conquistamos os selos GlobalGiving Vetted (verificado) – reconhecimentos que destacam a seriedade de nosso trabalho.
CONTEXTO: POR QUE O BRASIL PRECISA DO TODOS?
Apesar dos diversos avanços econômicos e sociais das últimas décadas, dados recentes mostram que:
- Em 2019, mais de 60% dos estudantes da 3° série do Ensino Médio não apresentam nível de proficiência suficiente em leitura, e 90 em cada 100, em matemática;
- Em 2019, 97,3% de crianças e jovens de 4 a 17 anos estavam na escola;
- 75,6% dos alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental não aprenderam o que deveriam em Matemática, em 2019;
- 17,6% dos jovens de 16 anos ainda não tinham concluído o Ensino Fundamental, em 2020;
- 30,6% dos jovens de 19 anos ainda não tinham concluído o Ensino Médio, em 2020;
- 76,2% dos jovens de 18 a 24 anos estavam fora do Ensino Superior, em 2020.
A Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e o Plano Nacional de Educação (2014) determinam o direito à Educação para as crianças e jovens do Brasil.
O País avançou significativamente no sentido de assegurar o direito à Educação, conseguindo avançar no acesso à escola (em 2019, 97,3% das crianças e jovens de 4 a 17 anos estavam matriculados na Educação Básica, segundo PNADc IBGE).
Entretanto, a qualidade da oferta e a garantia do aprendizado continuam sendo os maiores desafios da Educação Básica. Diante dos impactos brutais da pandemia em nosso País, as disparidades educacionais se aprofundarão.
Por isso, é fundamental agir para garantir melhores condições e acesso à alfabetização, qualidade do aprendizado e sucesso escolar, e pela ampliação e boa gestão dos recursos públicos investidos na Educação.