RELATÓRIO 4º TRIMESTRE

De Outubro a Dezembro de 2024

Encontro com prefeitos e prefeitas, estudo sobre concursos docentes e retorno do Anuário da Educação Básica são destaques do trimestre

Evento “Educação como Prioridade”, com gestores (re)eleitos, fortalece o Educação Já Municípios; estudo indica que concursos públicos para professores pouco medem a habilidade de dar aulas; Anuário Brasileiro da Educação Básica volta após hiato de três anos

Com o objetivo de fortalecer a gestão municipal da Educação Básica e elevar a prioridade para a pauta, promovemos o evento Educação como Prioridade: 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas (re)eleitos para o ciclo de gestão 2025-2028, realizado com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Reunimos gestores municipais das capitais e grandes cidades com mais de 500 mil habitantes e lideranças políticas das esferas nacional e subnacional em três painéis temáticos e um almoço de diálogo, onde foram partilhados experiências de sucesso, caminhos e desafios na Educação Básica municipal, reforçando o compromisso dos gestores para o próximo mandato.

O evento integrou o escopo do Educação Já Municípios 2024, uma iniciativa que reúne, em uma plataforma: panoramas com dados educacionais atualizados dos municípios brasileiros; um guia prático com três objetivos e 10 prioridades para impulsionar a Educação local e fundamentar planos de governo; uma cartilha sobre como o ICMS-Educação pode induzir avanços nos resultados educacionais; além do documento Educação Já Municípios 2024, com recomendações detalhadas para as próximas gestões das secretarias municipais de Educação.

Além de incentivar o compromisso com a Educação em âmbito municipal, o trimestre ficou marcado pela divulgação do nosso estudo sobre a pouca ênfase dos concursos públicos de seleção de professores à avaliação da capacidade de ensinar. Somente 3% das questões das provas objetivas avaliam o chamado “Conhecimento Pedagógico de Conteúdo” (que tratam sobre o que e como ensinar os objetivos de aprendizagem dos currículos). Uma alternativa em potencial para mudarmos este cenário seria uma prova nacional para a seleção de professores – que vêm sendo prometida pelo Ministério da Educação – garantindo uma avaliação melhor, especialmente no que diz respeito ao conhecimento pedagógico do conteúdo.

E o tema professores foi pauta de outra grande divulgação do período, complementando nosso esforço para qualificar o debate sobre a carreira docente: 3 em cada 10 docentes não têm formação adequada para a disciplina que lecionam. Os números são do nosso 11º Anuário Brasileiro da Educação Básica, que, após um hiato de três anos, foi relançado com novidades – mais interatividade e foco na rede pública de ensino.

Descubra, abaixo, todas as nossas principais ações entre outubro e dezembro de 2024. Boa leitura!

ADVOCACY DIRETO

Para fazer avançar as medidas da agenda Educação Já, qualificamos o debate especializado e damos subsídios para a tomada de decisão nas diferentes esferas do poder público. Fazemos isso em três subeixos: produção de conhecimento aplicado (documentos e dados), articulação direta com o poder público (reuniões e eventos) e mobilização do debate especializado (notas técnicas). 

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APLICADO

Preparamos documentos e publicações detalhadas sobre recomendações de políticas públicas educacionais para apoiar as tomadas de decisão dos gestores públicos.  

| CONCURSOS PÚBLICOS DOCENTES NÃO MEDEM HABILIDADES DE DAR AULAS

Apenas 3% das questões em concursos públicos para professores avaliam habilidades essenciais para o ensino em sala de aula, segundo nosso estudo amostral sobre o tema, que analisou exames de 23 Estados e 19 capitais. Além disso, apenas quatro redes estaduais e cinco redes municipais incluem provas práticas que exigem planos e demonstrações de aulas em seus processos seletivos.

| EDUCAÇÃO CLIMÁTICA EM PAUTA

Em parceria com o D3e, Instituto Terra Firme e Banco Master, lançamos a nota técnica “O impacto das mudanças climáticas na Educação: iniciando um debate”, de Sofia Lerche Vieira, professora emérita da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O documento traz informações sobre como as mudanças climáticas estão afetando a Educação – no acesso, na permanência e na aprendizagem dos estudantes brasileiros e apresenta, também, recomendações para as escolas enfrentarem esse cenário. Além disso, a autora traça sugestões para os formuladores de políticas e como os mais diversos atores devem se envolver para que o tema receba atenção.

| PESQUISA: O QUE AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS TÊM A DIZER PARA OS PREFEITOS E PREFEITAS?

Uma pesquisa de opinião realizada pelo DataFolha, encomendada por nós e a Fundação Itaú, mostrou que a principal sugestão das famílias brasileiras para os gestores públicos municipais é a expansão do número de escolas em tempo integral – o estudo mostra que os responsáveis acreditam que o tempo integral apoia o crescimento socionemocional dos alunos. Além disso, a aprendizagem adequada e a permanência escolar dos estudantes são outras duas das principais preocupações das famílias: apenas 6 em cada 10 responsáveis afirmam que seus filhos estão realmente aprendendo o que é esperado para a idade.

EM NÚMEROS:

Cerca de 32 mil downloads dos materiais da iniciativa Educação Já Municípios.
Cerca de 26 mil acessos à Plataforma Educação Já Municípios – com 60% dos municípios brasileiros já atingidos.
116 menções em reportagens e publicações citando o Todos em contexto Educação Já Municípios.

ARTICULAÇÃO DIRETA COM O PODER PÚBLICO

Realizamos reuniões e encontros com tomadores de decisão focados no avanço político e técnico de temáticas centrais da Educação.

| O QUE FAZ UM PREFEITO OU PREFEITA QUE PRIORIZA A EDUCAÇÃO?

Essa foi a pergunta disparadora do encontro “Educação como Prioridade”, que reuniu prefeitos e prefeitas (re)eleitos das capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. A programação do evento, que faz parte do Educação Já Municípios 2024, contou com painéis e momentos interativos entre os gestores, tendo um momento inicial com o ministro da Educação, Camilo Santana. Conheça os painelistas:

Painel 1: “Prioridade que dá resultado: Prefeitos que fizeram acontecer na Educação”: mediado por Gabriel Corrêa, nosso diretor de politicas públicas, com a participação de Gilberto Kassab (ex-prefeito de São Paulo), Cinthia Ribeiro (Palmas) e Ivo Gomes (Sobral);

Painel 2: “Prefeitos (re)eleitos: Desafios e caminhos na Educação Municipal”: mediado por Olavo Nogueira Filho, nosso diretor-executivo, com a presença de Adriano Silva (Joinville), João Campos (Recife) e Lorenzo Pazolini (Vitória);

Painel 3: “Compromisso em prática: Governadores que estão fazendo a diferença na Educação”: mediado por Priscila Cruz, nossa presidente-executiva, com a participação dos governadores Rafael Fonteles (Piauí), Raquel Lyra (Pernambuco) e Ronaldo Caiado (Goiás).

| VISITAS A REDES DE ENSINO QUE AVANÇARAM NO IDEB 2023

Priscila Cruz, nossa presidente-executiva, e Olavo Nogueira Filho, nosso diretor-executivo, foram conhecer, pessoalmente, as iniciativas de alguns estados que avançaram no Ideb/Saeb 2023: Pará, que teve o maior salto no Ideb/Saeb entre 2019 e 2023, Piauí o estado que mais avançou no indicador desde 2005 e Goiás, que foi o segundo estado que mais avançou desde o mesmo ano. Durante as visitas, eles interagiram com gestores públicos, educadores e lideranças locais para compreender as estratégias implementadas, como o fortalecimento da formação docente, a melhoria dos processos de gestão escolar e a adoção de políticas públicas baseadas em evidências. Essas trocas reforçam a importância de disseminar boas práticas, promovendo a colaboração entre estados e municípios para enfrentar os desafios educacionais no Brasil.

| ENCONTRO COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Priscila Cruz, Gabriel Corrêa e Ivan Gontijo se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, para discutir sobre a Formação Inicial Docente (FID) no Brasil. A equipe do Todos apresentou recomendações de políticas docentes para o governo federal, trazendo um panorama atual do cenário brasileiro, os fatores que o explicam e mostrando a janela de oportunidades que o MEC tem para transformar a formação inicial no país.

| UM “SUPERAPP” PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA É UMA BOA IDEIA?

Fomos à Paraisópolis, periferia de São Paulo, fazer essa pergunta a quem melhor sabe responder: as mães. Prestes a se tornar realidade, a inédita Política Nacional Integrada para a Primeira Infância prevê, entre várias ações, a integração de dados da Educação, Saúde e Assistência Social em um ‘superapp’. Enviamos o vídeo resultante, com depoimentos de mães, para representantes do Poder Público e o publicamos em nossas redes sociais, em parceria com a Fundação Bracell, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a VélezReyes+, a Van Leer Foundation, o Instituto Pipa e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB.

 

MOBILIZAÇÃO DO DEBATE ESPECIALIZADO

Fazemos nossas propostas e análises chegarem aos tomadores de decisão e inspiramos o senso de urgência na gestão e no debate públicos.

| EM DEBATE SOBRE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PRISCILA CRUZ RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS VOLTADAS A PRIMEIRA INFÂNCIA E PROFESSORES

Priscila Cruz foi uma das painelistas no Seminário LIDE Educação, que contou com a presença de empresários, especialistas e autoridades, e teve como tema central a importância da tecnologia na construção de uma Educação para o futuro. Na ocasião, Priscila ressaltou a importância de um Plano Nacional de Educação (PNE) com foco na redução das desigualdades, na garantia do direito de todas as crianças e jovens e no fortalecimento de políticas públicas para a formação de professores. Para ela, o governo federal tem de ampliar o foco na capacitação dos docentes e ter senso de urgência na construção de uma Política Nacional Integrada Pela Primeira Infância.

| EVENTO LATINO-AMERICANOS PELA EDUCAÇÃO, EM HAVARD (EUA)

Priscila Cruz participou de sessão temática no Senado Federal para debater o Plano Nacional de Educação (PNE). Ela ressaltou a importância de se estabelecer prioridades e de engajar a sociedade para o cumprimento do próximo plano. Representantes do Ministério da Educação (MEC), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Fórum Nacional de Educação (FNE), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), entre outras organizações e movimentos sociais estavam presentes e ouviram o chamamento de Priscila: “O PNE deve incluir, de forma muito enfática, a ideia de uma política integrada para a Primeira Infância e do avanço em políticas docentes”.

| ENCONTRO: EDUCAÇÃO BÁSICA NA PAUTA DOS JORNALISTAS

Priscila Cruz participou de uma formação com o grupo de jornalistas e produtores do Fantástico, revista semanal da Rede Globo. Priscila fez um panorama geral da Educação Básica Pública e destacou os principais temas de políticas educacionais no debate no período, como Primeira Infância, Novo Ensino Médio e tempo integral.

NA MÍDIA

| ARTIGO: PRISCILA CABRAL E FERNANDA SANTORO FALAM SOBRE EQUIDADE RACIAL EM DIFERENTES ESFERAS

No Notícia Preta, Priscila Cabral e Fernanda Santoro abordam a importância da intencionalidade das organizações no debate racial brasileiro. As duas mulheres negras, que fazem parte do quadro de diretoria do Todos, contam sobre as muitas barreiras que tiveram de romper para alcançarem posições de liderança.

| ARTIGO: PRISCILA CRUZ ABORDA A PROIBIÇÃO DE CELULARES NAS ESCOLAS

Em artigo na Folha de S. Paulo, Priscila Cruz aborda a importância do projeto de lei que restringe o uso de celulares nas escolas. Para ela, essa é uma ótima oportunidade para a sociedade debater e separar o uso pedagógico de tecnologias do uso pessoal do dispositivo, que atrapalha a aprendizagem do aluno.

| IVAN GONTIJO FALA SOBRE PROVA NACIONAL DOCENTE

Em matéria do Globo sobre nosso estudo que aborda a fragilidade dos concursos públicos para professores, Ivan Gontijo destacou a importância de uma prova nacional docente para melhorarmos a qualidade das questões desses exames. Para ele, produzir um concurso centralizado de alta qualidade é mais eficiente do que realizar melhorias em todos as avaliações de 5 mil municípios – além de economizar recursos.

| ANUÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA IMPRENSA BRASILEIRA

Os dados atualizados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 ganharam destaque na grande mídia. Pela ocasião da Consciência Negra, na CNN, Priscila Cruz analisou os números sobre a disparidade na taxa de conclusão escolar entre alunos de grupos minorizados (pretos, pardos e indígenas) em comparação aos estudantes brancos.

| LEVANTAMENTO SOBRE DADOS DO SAEB 2023 NA IMPRENSA

Dados da nossa análise sobre os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no Ensino Médio em 16 estados com governadores em segundo mandato e 11 estados com governadores em primeiro mandato também tiveram grande destaque na mídia. O levantamento foi tema de editorial no Jornal O Globo.

| PRISCILA CRUZ FALA SOBRE EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

“A formação de docentes realizada completamente a distância precisa de uma mudança de rota, pois impacta diretamente o aprendizado das nossas crianças e alunos”, comentou Priscila Cruz sobre o assunto no Jornal Nacional.

| MINI DOCUMENTÁRIO NA EDITORIA PRIMEIRA INFÂNCIA DA FOLHA DE S.PAULO

Um vídeo com o pesquisador Naercio Menezes encerrou uma série de reportagens especiais da Folha de S.Paulo sobre a temática da Primeira Infância, que abrange dos 0 aos 6 anos de idade. O material fez parte de uma editoria apoiada por nós e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Confira o vídeo na íntegra.

EM NÚMEROS:

2.149 menções ao Todos em reportagens e publicações online/impressas no semestre (abri-set).
Cerca de 3,8 milhões de pessoas alcançadas pelos conteúdos nas mídias sociais do Todos no semestre (abril-set).

MONITORAMENTO

PÚBLICO

Monitoramos os resultados da Educação, a formulação e a implementação de políticas educacionais centrais, garantindo acesso a informações e análises precisas para que gestores públicos e tomadores de decisão façam as melhores escolhas e correções de políticas.

| 11ª EDIÇÃO DO ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – MAIS INTERATIVA E FOCADA NA REDE PÚBLICA

Após um hiato de três anos, o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 está de volta, com os dados educacionais mais atuais. Com uma estrutura renovada e plataforma digital mais interativa, a nova edição tem como foco a rede pública da Educação Básica – passando por temáticas de diversas etapas. Além disso, a publicação conta com um capítulo exclusivo dedicado às Relações Étnico-Raciais na Educação (ERER) e apresenta novos levantamentos baseados nos últimos dados do Ideb e Saeb.

| IDEB/SAEB: ESTADOS QUE AVANÇARAM E RETROCEDERAM NA APRENDIZAGEM

Em mais uma análise sobre as notas do Saeb 2023, que medem a aprendizagem dos estudantes, analisamos os resultados de 16 estados com governadores que possuem maior tempo de gestão – ou seja, que estão, em algum nível, no 2º mandato. Ao comparar o desempenho dessas redes de ensino em 2023 aos resultados de 2017, destacamos positivamente estados que avançaram com a nota no período: Pará, com o governador Helder Barbalho (MDB); Goiás, com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil); Paraná, com o governador Ratinho Júnior (PSD); e Espírito Santo, com o governador Renato Casagrande (PSB).
Por outro lado, também chamamos a atenção para os estados estagnados ou que retrocederam: Rio de Janeiro, com o governador Cláudio Castro (PL) – única rede desse grupo que retrocedeu no indicador de aprendizagem no período analisado; Rondônia, com o governador Marcos Rocha (União Brasil); Distrito Federal, com o governador Ibaneis Rocha (MDB); e Tocantins com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O levantamento reforça que o partido político não é uma variável que ajuda a explicar o desempenho positivo de um governador na Educação, mas, sim, a forma como traduzir prioridade política para a pauta no dia a dia.

| PESQUISA DE OPINIÃO: TEMPO INTEGRAL DEVEM SER PRIORIDADE NAS GESTÕES MUNICIPAIS

A pesquisa “Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal”, encomendada pela Fundação Itaú e pelo Todos Pela Educação, ouviu 4.969 pais e responsáveis de estudantes das redes municipais para entender as percepções sobre a Educação e o aprendizado dos alunos. A expansão do número de escolas em tempo integral é apontada por 30% das famílias de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal como ação prioritária para as próximas gestões municipais. Os dados também apontam que apenas seis em cada dez pais acreditam que os filhos que estão no Ensino Fundamental aprendem o esperado para a idade.

EM NÚMEROS:

648 menções em reportagens e publicações citando levantamento de creches, contratos temporários de professores, Ideb/Saeb e Education at a Glance.

Cerca de 22,7 mil downloads dos materiais nas temáticas Ideb/Saeb e Novo Ensino Médio.

ARTICULAÇÕES

DE COALIZÕES

Fazemos a articulação de organizações que atuam para o avanço de políticas públicas alinhadas à agenda defendida pelo Todos. A Coalizão Educação Já – criada em 2019, conta com 19 organizações do terceiro setor que têm atuação concentrada no apoio à implementação de medidas em parceria com os governos (atuação que o Todos não faz).

| ACOMPANHAMENTO DAS MEDIDAS DO EDUCAÇÃO JÁ

Nos reunimos com os representantes da Coalizão Educação Já para realizar um monitoramento geral da agenda homônima, debatendo, especificamente, algumas das medidas centrais para o Todos: Políticas Docentes Nacionais e Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. Além disso, tratamos também sobre Novo Ensino Médio e perspectivas para a Coalizão em 2025.

| PÓS-ELEIÇÕES 2024 – ENCONTRO COM A COALIZÃO EDUCAÇÃO JÁ MUNICÍPIOS

Na segunda reunião com representantes das organizações da Coalizão Educação Já que estão planejando atuar junto a municípios em 2025, abordamos o resultado das eleições 2024. Realizamos uma análise sobre a qualidade dos planos de governos das próximas gestões; compartilhamos o “Mapa de atuação das organizações”; atualizamos o grupo sobre as ações do Educação Já Municípios referentes aos prefeitos e às prefeitas eleitos, com foco no evento “Educação como Prioridade”; e discutimos sobre a atuação da Coalizão em 2025.

 

| CONHEÇA A COALIZÃO EDUCAÇÃO JÁ

FORTALECIMENTO

INSTITUCIONAL

Realizamos iniciativas de fortalecimento institucional, fundamentais para a criação de melhores condições para o cumprimento de nossa missão por meio de equipe, estrutura e valores mais fortes.

| NOVEMBRO NEGRO

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, usamos nossas redes sociais e a imprensa como plataformas para debater a importância da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Produzimos uma série especial em vídeo com depoimentos de personalidades negras refletindo sobre racismo e Educação e elencamos cinco medidas essenciais para combater as desigualdades étnico-raciais nas redes de ensino em uma postagem especial. Priscila Cruz também abordou a pauta em matéria da CNN. E, para encerrar o mês, publicamos um artigo no Notícia Preta, reforçando a urgência de ações concretas nesse campo.

| APOIO AO GUIA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

Fomos parceiros do Instituto Rodrigo Mendes e apoiamos a organização no lançamento do Guia sobre Inclusão Escolar – orientações para famílias de crianças e adolescentes com deficiência, que busca contribuir para a construção de uma Educação mais equitativa e inclusiva.

| TODOS NA ESCOLA

O Todos na Escola é uma iniciativa interna do Todos que promove o aprendizado contínuo da nossa equipe-executiva diretamente na realidade das escolas de diferentes lugares do Brasil. O intuito é fortalecer institucionalmente a conexão com a Educação Pública. No último trimestre, visitamos a escola municipal quilombola Felizarda Maria Conceição de Azevedo, localizada na cidade de Quissamã, no Rio de Janeiro. Durante a visita, tivemos a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar, dialogar com professores, gestores e estudantes, e conhecer as práticas pedagógicas que valorizam a cultura e a história quilombola.

| NO MÊS DOS PROFESSORES, IFOOD ARRECADA DOAÇÕES E APOIA O NOSSO TRABALHO

O iFood aproveitou o mote do mês dos professores para arrecadar doações, por meio do aplicativo, para apoiar o nosso trabalho pela Educação Básica brasileira. A campanha “Doe para Educação, alimente o mundo de saber”, que já havia sido trabalhada em abril deste ano, rodou do dia 01º à 16 de outubro. Agradecemos o importante apoio, que fortalece nossa equipe e nos permite realizar diferentes ações de advocacy pela Educação Básica Pública.

EVENTOS QUE FORTALECEM A MARCA

| HUMANITY SUMMIT 2024

Jackson Almeida, nosso analista de políticas públicas, participou do Humanity Summit 2024. Na ocasião, ele destacou a importância de nos mobilizarmos para iniciativas diretas e transversais em prol da equidade étnico-racial na Educação. No evento houve o lançamento do Mapa Preto da Educação, iniciativa essencial na luta por equidade racial e justiça social no sistema educacional brasileiro.

| FÓRUM ESTADÃO RECONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO

A segunda edição do Fórum Estadão Reconstrução da Educação trouxe reflexões cruciais para melhoria da qualidade da Educação Pública no Brasil. Priscila Cruz esteve no evento para falar sobre Primeira Infância no Brasil, destacando a falta de integração de boas políticas públicas voltadas à etapa, criando, assim, uma política nacional que atenda com eficácia e de maneira sistêmica as mães e suas crianças.

| ENCONTRO COM O ENSINA BRASIL

Qual é a liderança que a Educação precisa? O Ensina Brasil transformou essa pergunta em um painel que rendeu debates importantes em nosso escritório, que sediou o encontro. Na ocasião, integrantes da organização também discutiram como as políticas públicas do Educação Já Municípios estão impactando as escolas brasileiras.

LANÇAMENTO DE POSICIONAMENTO DA MARCA E NOVA IDENTIDADE VISUAL DO TODOS PELA EDUCAÇÃO

EVENTO EDUCAÇÃO JÁ 2025

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2024