Confira alguns dos nossos resultados mais importantes de impacto na imprensa. Ocupar espaços na esfera pública de modo a priorizar e pautar o debate a respeito da importância e da urgência da Educação Básica de qualidade no Brasil é uma de nossas prioridades.
PARTICIPAÇÃO NA IMPRENSA
| PRISCILA CRUZ NO JORNAL NACIONAL – RETOMADA DAS AULAS
O longo período de escolas fechadas resulta em prejuízos que vão além da aprendizagem, algo que crianças e jovens podem carregar durante toda a vida a depender da nossa resposta daqui em diante. Priscila Cruz (Todos) falou sobre isso no Jornal Nacional.
| ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO
A divulgação do Anuário Brasileiro da Educação teve grande repercussão na imprensa, com matérias publicadas nos principais veículos do país e também no Jornal Nacional.
| EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Exclusiva com o O Globo para divulgação do Reomec – Recursos reservados do MEC para Educação Básica caíram 39,1% nos primeiros meses do ano, diz relatório
| CASES EDUCAÇÃO QUE DÁ CERTO – RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E PERNAMBUCO
O Todos está mapeando casos que mostram que Educação pública de qualidade é possível no Brasil. Uma escola carioca conseguiu garantir a total ausência da evasão escolar, mesmo durante a pandemia, e a iniciativa foi destaque na Globonews.
O Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou dois casos, em São Paulo e Pernambuco, sendo exemplos no combate à evasão e na recuperação da aprendizagem.
| CENTENÁRIO PAULO FREIRE – FANTÁSTICO
O Fantástico, da TV Globo, abordou o centenário de Paulo Freire e, entre as homenagens ao patrono da Educação brasileira, destacou o post do Todos publicado no Twitter.
| COMBATE AO RACISMO E HOMOFOBIA TEM POUCO ESPAÇO NAS ESCOLAS
Relatório do Todos apontou que 48% das escolas brasileiras têm projetos para tratar relações étnico-raciais. Menos da metade das escolas têm projetos para debater o racismo e demais relações étnico-raciais. Menor ainda é o espaço do combate ao machismo, à homofobia e às desigualdades sociais. Os dados foram destaque na CNN.
| ARTIGOS DE OPINIÃO POR TODO O PAÍS
Divulgamos artigos de opinião em que discutimos a retomada gradual, segura e efetiva das aulas presenciais em todo o Brasil. Os textos foram publicados em jornais e portais de todas as regiões do país e reforçaram a ideia de que é preciso ir além da reabertura pura e simples das escolas e adotar premissas essenciais tanto na infraestrutura das escolas quanto na estratégia de recuperação da aprendizagem.
| O CHAMADO É URGENTE
A Educação precisa de todos nós para ocupar seu lugar de prioridade no Brasil. O chamado é urgente! E sobre isso, Priscila Cruz (Todos) e João Pedrosa (professor e apresentador) conversaram em uma live. Confira.
| DIA DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
No Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, e Rodrigo Hübner Mendes, do Instituto Rodrigo Mendes, debateram sobre uma Educação de qualidade e inclusiva. Assista!
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
| LIVE BETT EDUCAR, SUMMIT EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO 360
Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos, esteve no primeiro Palco de Lives, do evento da Bett Brasil. O tema do encontro foi: “Escolas Reabrem: Como Retornar com Segurança?”. Ele também participou do Educação 360. O debate teve como tema “Compartilhando lições: o que sabemos sobre o impacto da pandemia na Educação”, e contou com Patrícia Mota Guedes, do Itaú Social. Já a Priscila Cruz, nossa presidente-executiva, fez parte do Summit Educação Brasil 2021, no painel “O impacto do tempo perdido”. No debate do Estadão, tratou das consequências da pandemia.
| PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2021
Os deputados e senadores mais bem avaliados Prêmio Congresso em Foco 2021 foram divulgados em 21 de outubro.
A categoria especial Defesa da Educação é concedida pelo Todos. A lista foi formada a partir da afinidade dos parlamentares aptos à categoria geral de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado” com o tema. Foram avaliadas a produção legislativa, a apresentação de propostas, a participação nas discussões, entre outros pontos, voltados para a “promoção de uma Educação Inclusiva e de qualidade”. O prêmio tem como principais objetivos fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que melhor representam a população.